Alcoa_Juriti_materia

Apoiado pela Alcoa, Instituto Juruti Sustentável colabora com desenvolvimento do município paraense

Em breve, deve inaugurar-se uma nova fase do desenvolvimento sustentável na região

Há mais de 10 anos, a Alcoa opera com uma mina de bauxita em Juruti (PA), tendo lançado o Instituto Juruti Sustentável (Ijus) como iniciativa de responsabilidade social.

Nos últimos três anos, o empreendimento atendeu mais de 35 mil pessoas diretamente no território, além de criar um núcleo com diversas organizações e parceiros estratégicos visando o desenvolvimento das comunidades do entorno.

A instituição, que possui aportes e convênios próprios, tem demonstrado sua importância para a região por meio do apoio a projetos, programas e ações.

Um estudo divulgado recentemente detalha a relação entre a comunidade, incluindo o poder público, empresas, sociedade civil e a Alcoa, além da importância da busca pelo diálogo como base de contorno dos desafios.

Resultados

Elber Diniz, secretário-executivo do Ijus, conta que a principal ferramenta utilizada pela instituição é o programa de financiamento para a seleção de projetos e organizações para execução.

Como resultado, foi gerado apoio a projetos de música e dança em benefício de 300 jovens que encontraram alternativas produtivas à ociosidade e às drogas. Cerca de 150 mulheres se tornaram líderes femininas na luta pela redução da violência e outras 70, vítimas de violência doméstica, foram treinadas em empreendedorismo e geração de renda.

No setor agrícola, 20 ha de sistema agroflorestal foram implementados com o objetivo de recuperar áreas e de gerar renda — 20 jovens agricultores começaram a fornecer produtos para compras governamentais.

Foram construídas duas unidades, uma para processamento de frutas visando a melhorar a qualidade dos produtos do agricultor familiar e outra de produtos de banana para gerar trabalho e renda a 20 mulheres.

Quanto à produção de abelhas, 20 pessoas receberam apoio e treinamento para conservação da biodiversidade e geração de trabalho e renda, entre outras ações.
 
Desde 2020, o Ijus tornou-se membro da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) que identifica e desenvolve soluções para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais da região, além de garantir a qualidade de vida das comunidades.

“O desenvolvimento sustentável requer um trabalho conjunto, responsável e transparente. Além disso, parcerias são fundamentais para desenvolver ações na Amazônia, pois podemos fortalecer as que já tínhamos e ampliar para organizações de referencial global”, detalha Diniz.

Em 2017, o Ministério da Justiça qualificou o Ijus como Organização Social de Interesse Público (OSCIP) e, em 2020, o Pará também a qualificou como interesse do estado.

Próximos passos

O Instituto integra uma nova carteira no fundo, que é o Banco Juruti Sustentável (Banjus).

“Sem dúvida, vai inaugurar uma fase do desenvolvimento sustentável nunca experimentada no interior da Amazônia, beneficiando mais de duas mil pessoas”, projeta Diniz.

O Ijus também planeja estabelecer agenda para 2030 e o observatório de indicadores, além de promover práticas adequadas de manejo e produção sustentáveis.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Rolar para cima
Rolar para cima