Alcoa_Juriti_materia

Apoiado pela Alcoa, Instituto Juruti Sustentável colabora com desenvolvimento do município paraense

Em breve, deve inaugurar-se uma nova fase do desenvolvimento sustentável na região

Há mais de 10 anos, a Alcoa opera com uma mina de bauxita em Juruti (PA), tendo lançado o Instituto Juruti Sustentável (Ijus) como iniciativa de responsabilidade social.

Nos últimos três anos, o empreendimento atendeu mais de 35 mil pessoas diretamente no território, além de criar um núcleo com diversas organizações e parceiros estratégicos visando o desenvolvimento das comunidades do entorno.

A instituição, que possui aportes e convênios próprios, tem demonstrado sua importância para a região por meio do apoio a projetos, programas e ações.

Um estudo divulgado recentemente detalha a relação entre a comunidade, incluindo o poder público, empresas, sociedade civil e a Alcoa, além da importância da busca pelo diálogo como base de contorno dos desafios.

Resultados

Elber Diniz, secretário-executivo do Ijus, conta que a principal ferramenta utilizada pela instituição é o programa de financiamento para a seleção de projetos e organizações para execução.

Como resultado, foi gerado apoio a projetos de música e dança em benefício de 300 jovens que encontraram alternativas produtivas à ociosidade e às drogas. Cerca de 150 mulheres se tornaram líderes femininas na luta pela redução da violência e outras 70, vítimas de violência doméstica, foram treinadas em empreendedorismo e geração de renda.

No setor agrícola, 20 ha de sistema agroflorestal foram implementados com o objetivo de recuperar áreas e de gerar renda — 20 jovens agricultores começaram a fornecer produtos para compras governamentais.

Foram construídas duas unidades, uma para processamento de frutas visando a melhorar a qualidade dos produtos do agricultor familiar e outra de produtos de banana para gerar trabalho e renda a 20 mulheres.

Quanto à produção de abelhas, 20 pessoas receberam apoio e treinamento para conservação da biodiversidade e geração de trabalho e renda, entre outras ações.
 
Desde 2020, o Ijus tornou-se membro da Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA) que identifica e desenvolve soluções para a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais da região, além de garantir a qualidade de vida das comunidades.

“O desenvolvimento sustentável requer um trabalho conjunto, responsável e transparente. Além disso, parcerias são fundamentais para desenvolver ações na Amazônia, pois podemos fortalecer as que já tínhamos e ampliar para organizações de referencial global”, detalha Diniz.

Em 2017, o Ministério da Justiça qualificou o Ijus como Organização Social de Interesse Público (OSCIP) e, em 2020, o Pará também a qualificou como interesse do estado.

Próximos passos

O Instituto integra uma nova carteira no fundo, que é o Banco Juruti Sustentável (Banjus).

“Sem dúvida, vai inaugurar uma fase do desenvolvimento sustentável nunca experimentada no interior da Amazônia, beneficiando mais de duas mil pessoas”, projeta Diniz.

O Ijus também planeja estabelecer agenda para 2030 e o observatório de indicadores, além de promover práticas adequadas de manejo e produção sustentáveis.

Foto: Divulgação Alcoa

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima