MRN_matéria

MRN investe R$ 3 milhões em programas de educação no Pará

Recursos garantem diversos benefícios às comunidades quilombolas

A Mineração Rio do Norte (MRN), localizada no distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná (PA), investe cerca de R$ 3 milhões ao ano para manter os Programas de Apoio ao Ensino Básico (PAEB) e ao Ensino Superior (PAES) que beneficiam quilombolas dos territórios Boa Vista e Alto Trombetas II.

Os recursos garantem aos participantes do PAEB materiais escolares e didáticos, transporte e alimentação gratuitos. Já os beneficiados do PAES recebem bolsa mensal para cursos presenciais e à distância, além de passagem aérea e fluvial anual de férias para visitar a família, pois geralmente os cursos são realizados em outras cidades, como Santarém, Belém e Manaus.

Segundo Guido Germani, CEO da MRN, essas iniciativas refletem responsabilidade social corporativa da companhia e reforçam que o pilar da educação é fundamental para gerar conhecimento e uma base sólida para o futuro. “

Um dos principais legados que a empresa pode deixar para a população é realmente o conhecimento, porque isso será um alicerce para o resto da vida deles”, afirma.

Vidas transformadas

Por meio desses dois programas, diversos estudantes têm tido a oportunidade de mudar de vida. Entre eles, estão Christian e Raphael, filhos da técnica de segurança Andréa Ferreira dos Santos, de 39 anos.

“É uma luta diária, mas eu quero que eles sejam profissionais qualificados e preparados para o futuro”, afirma.

“A base que tive na escola de Porto Trombetas com certeza me ajuda na universidade, principalmente na questão do conteúdo. Eu me sinto privilegiado e abençoado por poder realizar as coisas que meus avós e pais não realizaram e isso para mim é motivo de muito orgulho”, comemora Raphael, que está cursando Biotecnologia na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).  

Cledinaldo Durão, operador de máquinas operatrizes da MRN, também não esconde a alegria de ver o filho Clemerson avançar nos estudos.

“Hoje o meu propósito é oferecer sempre o melhor, visando o futuro do meu filho. Eu quero que ele estude e se forme. Os professores só falam bem dele, nunca reprovou, sempre tem notas boas, toca violino e faz esportes”, relata.

O estudante Clemerson de Oliveira, de 15 anos, recebe o benefício do PAEB e sonha em ser médico.

“Eu me esforço para fazer todas as tarefas, aproveito ao máximo esse auxílio para conseguir concluir o Ensino Médio e fazer a faculdade de Medicina, pois sonho em ajudar as pessoas da minha comunidade”, revela.

Assista a mais histórias relacionadas à educação e impulsionadas pela MRN.

Foto de abertura: Divulgação

 

Veja também:

Parceria sustentável: Nespresso e WTNB na vanguarda da moda circular

A Nespresso Brasil fechou parceria com a WTNB, liderada pela designer nipo-brasileira Ana Clara Watanabe, figura proeminente da moda contemporânea, para reutilizar resíduos de café na fabricação de botões usados na nova coleção da artista. A coleção, confeccionada com materiais reciclados e reaproveitamento máximo de resíduos chama-se Tarsila do Amaral e é inspirada em obras

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Rolar para cima
Rolar para cima