MRN_matéria

MRN investe R$ 3 milhões em programas de educação no Pará

Recursos garantem diversos benefícios às comunidades quilombolas

A Mineração Rio do Norte (MRN), localizada no distrito de Porto Trombetas, em Oriximiná (PA), investe cerca de R$ 3 milhões ao ano para manter os Programas de Apoio ao Ensino Básico (PAEB) e ao Ensino Superior (PAES) que beneficiam quilombolas dos territórios Boa Vista e Alto Trombetas II.

Os recursos garantem aos participantes do PAEB materiais escolares e didáticos, transporte e alimentação gratuitos. Já os beneficiados do PAES recebem bolsa mensal para cursos presenciais e à distância, além de passagem aérea e fluvial anual de férias para visitar a família, pois geralmente os cursos são realizados em outras cidades, como Santarém, Belém e Manaus.

Segundo Guido Germani, CEO da MRN, essas iniciativas refletem responsabilidade social corporativa da companhia e reforçam que o pilar da educação é fundamental para gerar conhecimento e uma base sólida para o futuro. “

Um dos principais legados que a empresa pode deixar para a população é realmente o conhecimento, porque isso será um alicerce para o resto da vida deles”, afirma.

Vidas transformadas

Por meio desses dois programas, diversos estudantes têm tido a oportunidade de mudar de vida. Entre eles, estão Christian e Raphael, filhos da técnica de segurança Andréa Ferreira dos Santos, de 39 anos.

“É uma luta diária, mas eu quero que eles sejam profissionais qualificados e preparados para o futuro”, afirma.

“A base que tive na escola de Porto Trombetas com certeza me ajuda na universidade, principalmente na questão do conteúdo. Eu me sinto privilegiado e abençoado por poder realizar as coisas que meus avós e pais não realizaram e isso para mim é motivo de muito orgulho”, comemora Raphael, que está cursando Biotecnologia na Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).  

Cledinaldo Durão, operador de máquinas operatrizes da MRN, também não esconde a alegria de ver o filho Clemerson avançar nos estudos.

“Hoje o meu propósito é oferecer sempre o melhor, visando o futuro do meu filho. Eu quero que ele estude e se forme. Os professores só falam bem dele, nunca reprovou, sempre tem notas boas, toca violino e faz esportes”, relata.

O estudante Clemerson de Oliveira, de 15 anos, recebe o benefício do PAEB e sonha em ser médico.

“Eu me esforço para fazer todas as tarefas, aproveito ao máximo esse auxílio para conseguir concluir o Ensino Médio e fazer a faculdade de Medicina, pois sonho em ajudar as pessoas da minha comunidade”, revela.

Assista a mais histórias relacionadas à educação e impulsionadas pela MRN.

Foto de abertura: Divulgação

 

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima