SSUCv3H4sIAAAAAAAAE22NOw7DMAiG78LsobOvEmUgDk0sIVsCPFSW716oMnb7+F9MOFBrgTyBzmpdKjLkV4LKPNQErfbmwkpQ0OjyAGmk8aJWPk7uPBPbjAxkgAQ6joCV/mi7V7rdJLEj1M6gN7KSG0JMqPFj271iaON3zbW+/Ph+vKwAAAA=

Foco&Futuro 2022 debate perfil dos profissionais do futuro em segunda masterclass

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) promoveu, em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL), a segunda masterclass do projeto Foco&Futuro 2022, com o tema “Profissionais do futuro”.

O bate-papo foi conduzido por Rubens Souza, gerente sênior de Recursos Humanos e Sistema de Gestão da Albras, produtora de alumínio primário da multinacional norueguesa Hydro.

“Essa foi uma oportunidade para os participantes conhecerem quem está na linha de frente, sua visão e expectativas quanto aos novos profissionais. O setor do alumínio é foco para muitas pessoas que querem seguir uma carreira longa”, disse Souza.

Na abertura, Marcello José Pio, especialista de Desenvolvimento Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), contou que existe uma série de novos profissionais que já iniciaram o processo de mudança e adequação de perfis para o futuro.

“O século 21 tem nos mostrado um ambiente altamente complexo do ponto de vista tecnológico, organizacional e comercial. A tecnologia já tem pautado o mercado de trabalho e a sociedade como um todo”, explica.

Segundo o especialista, independente dos setores de atuação, o ambiente que os profissionais estão enfrentando envolve:

  • Novos materiais: novas ligas metálicas, materiais para energias renováveis e metais sustentáveis;
  • Biotecnologia: biofabricação, biopolímeros e a microfluídica;
  • Indústria 4.0: automação mais complexa, interconectividade e novas formas de produção;
  • Nanotecnologia: nanosensores, nanorobôs e nanovacinas.

 “Desses quatro temas, a biotecnologia e a nanotecnologia são as áreas de fronteira do conhecimento que estão crescendo cada vez mais”, disse.

Diante do contexto, as principais habilidades requeridas incluem o desenvolvimento de pensamento crítico, negociação, resolução de problemas complexos, fluência digital, entre outros. Em relação ao estilo de trabalho, há a necessidade de adaptabilidade, flexibilidade, consciência ambiental, iniciativa, inovação, entre outros.

José Pio também citou os novos profissionais do século 21, que já têm sido demandados pelas indústrias brasileiras:

  • Analistas de soluções de alta conectividade;
  • Especialista em gestão da informação;
  • Especialista em logística 4.0;
  • Especialista em impressão 3D;
  • Especialista em IOT (Internet das Coisas), realidade virtual e aumentada.

Visão dos profissionais

Marcelo Machado, gerente de Projeto do Grupo Ibrap, deu três dicas para oquem deseja ingressar na indústria do alumínio.

“É necessário conhecer as particularidades culturais e técnicas do setor, usar as plataformas digitais — que são ferramentas poderosas para estar em contato com profissionais e eventos — e, por último, estar sincronizado com as tecnologias e com conceitos de transformação digital e Indústria 4.0, que é um gap da indústria”, disse.

Na visão de Paulo Laureano, gerente Industrial na Prolind, essa nova geração tem qualidades que podem ser importantes para a indústria.

“É uma geração que se arrisca mais, com menos medo de errar e menos conservadora, que é fundamental em um mundo cada vez mais flexível. Os jovens também convivem melhor com a diversidade, tem a facilidade de encontrar soluções mais simples – e com eficácia. Além disso, é uma geração mais questionadora. Essas são qualidades que vejo como positivas para o profissional do futuro.”

Marco Antônio Ferreira Júnior, vendedor Técnico na Elfer Alumínio, acrescentou que o alumínio é um metal do futuro, que envolve sustentabilidade, inovação e meio ambiente.

“O alumínio auxilia muito no tema energia, redução de peso nos transportes, do consumo de combustível, além de trazer ganhos de autonomia. O futuro é bem promissor.”

Contratada na última edição

A segunda masterclass contou com a presença de Natália Pereira da Silva, assistente Fiscal do Grupo Recicla BR, contratada do Foco&Futuro 2021.

“Participar do projeto foi uma experiência desafiadora, repleta de conhecimento sobre o universo do alumínio, onde obtive a oportunidade de reingressar no mercado de trabalho, atuar na área Fiscal. Atualmente, venho me desenvolvendo e adquirindo experiência. Sou grata ao Foco&Futuro e a ABAL”, ressaltou.

Daniela Batista Fernandes, especialista Fiscal do Grupo Recicla BR, gestora da Natália, destacou sua evolução na empresa.

“Por ter participado do Foco&Futuro 2021, ela trouxe um amadurecimento, já veio uma profissional com empatia, engajada e grata pela oportunidade. Ela traz novas ideias, me inspira a fazer coisas diferentes na equipe e dentro da empresa”, comentou.

Inscrições

Até o dia 9 de outubro, os estudantes e jovens profissionais de todo o país já podem se inscrever no hackathon do Foco&Futuro.

Os participantes serão estimulados a propor soluções a um desafio real da indústria do alumínio e terão a oportunidade de concorrer a prêmios e uma possível contratação pelas empresas apoiadoras do projeto.

Foto: AdobeStock.com

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

CBA registra aumento nas vendas de alumínio no primeiro trimestre de 2024

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) revelou no início de maio seus resultados referentes ao primeiro trimestre de 2024. Segundo a empresa, o volume de vendas de alumínio aumentou para 120 mil t, representando um crescimento de 13% em relação ao mesmo período do ano anterior. Esse resultado foi impulsionado pela diminuição das taxas de

Rolar para cima
Rolar para cima