Empty aluminium drink cans recycling background concept, top view closeup

Ardagh construirá fábrica de latas de alumínio em Juiz de Fora (MG)

Unidade terá capacidade de até 3 bilhões de unidades por ano

Como parte de seu projeto de expansão, a Ardagh Metal Packaging (AMP) – fabricante de embalagens de alumínio para bebidas – anunciou a construção de uma nova fábrica na cidade mineira de Juiz de Fora, a cerca de 300 km de Belo Horizonte. Trata-se da 4ª unidade no país.

A planta ficará localizada em um terreno de 260 mil m² e contará com 130 mil m2 de área construída para produção e estoque. A expectativa é de gerar 380 empregos na região.

Na primeira fase, a capacidade de produção será de até 3 bilhões de latas de alumínio por ano, com duas linhas de produção. As obras terão início no terceiro trimestre de 2022 e a expectativa é de que sejam concluídas em 2023.

“Juiz de Fora foi escolhida estrategicamente para ampliar a presença da companhia na região Sudeste, um importante mercado em contínua expansão. Outro aspecto promissor é a viabilidade da construção de um terminal ferroviário nesse polo, utilizando a linha ferroviária adjacente a ele. O modal poderá ser utilizado para o recebimento de matérias-primas e o transporte dos produtos acabados da Ardagh”, afirma Jorge Bannitz, CEO da AMP.

Inovação e sustentabilidade
A fábrica mineira contará com o que há de mais moderno na indústria, assegurando a alta eficiência energética, o que proporciona menor consumo de energia elétrica, combustível e água nos processos.

Além disso, visando a minimizar o impacto ambiental, serão instalados equipamentos para reduzir a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs) à atmosfera e usar-se-á energia renovável.

Por meio da economia circular, a planta será aterro zero e vai reaproveitar os seus resíduos, transformando-os em novos produtos, como matéria-prima para tintas, tijolos e outros subprodutos. Em relação à preservação ambiental, há um programa de manutenção da biodiversidade para evitar a supressão da vegetação local.

Atualmente, a AMP já possui fábricas em Jacareí (SP), Alagoinhas (BA) e Manaus (AM).

Foto: kwangmoop/freepik.com

Veja também:

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Café Evolutto e Prima Qualità apresentam embalagens de alumínio

Na Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas (Femagri), realizada de 20 a 22 de março, em Guaxupé (MG), a Cooxupé, cooperativa cafeeira com mais de 19 mil famílias produtoras cooperadas, apresentou dois lançamentos exclusivos: a versão premium do café Evolutto em embalagem de alumínio e as novas embalagens de alumínio da marca Prima Qualità.

Rolar para cima
Rolar para cima