Alcoa Poços de Caldas

Valor Econômico destaca reposicionamento de mercado da Alcoa no Brasil

Companhia reativa fábrica de Redução em São Luís (MA) e vende sua participação na Mineração Rio do Norte (MRN)

A multinacional americana Alcoa voltou a se posicionar no setor do alumínio brasileiro com atuação desde a mineração de bauxita até a fabricação de alumina e do metal primário, a partir das operações em Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG).

“É uma história de 57 anos que ganha novo impulso, dentro de mudanças de cenário do alumínio no mundo e aliado a novas aplicações e uso de energias renováveis, que passa a dar o tom da indústria no futuro”, declarou Otavio Carvalheira, presidente da Alcoa no Brasil, ao Valor Econômico, jornal de economia, finanças e negócios brasileiro.

Segundo a reportagem, diante desse novo contexto, a Alcoa decidiu religar sua fundição no Consócio de Alumínio do Maranhão (Alumar), após sete anos de suspensão. Junto com a sócia australiana South 32, a empresa está investindo R$ 957 milhões nessa operação.

“A Alcoa voltou a fechar o ciclo e isso é fruto de uma combinação de fatores: visão de longo prazo, demanda local e mundial, suprimento de metal, questões ambientais, uso de energia renovável (eólica e solar) competitiva e metal associado a soluções de eletrificação”, reforçou o executivo.

Expansão no oeste do Pará
A matéria informa ainda que a Alcoa finalizou a venda da participação de 18,2% na Mineração Rio do Norte (MRN) para a South 32 e investirá na sua mina de bauxita no oeste do Pará, apta a produzir 7,5 milhões de toneladas por ano.

“Temos autossuficiência na nossa mina de Juruti e a MRN terá de passar por uma fase de investimentos. A Alcoa decidiu concentrar investimentos na sua operação”, explicou Carvalheira.

Essa mina detém uma reserva potencial de bauxita de 700 milhões de toneladas, em região da floresta amazônica. A extração está prevista a migrar para outro platô, recompondo toda a área do anterior.

Com informações do Valor Econômico

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima