Male equals female concept with businessman hand holding against blackboard background.

Novelis acelera a equidade de gênero dentro e fora do Brasil

Empresa tem nomeado profissionais do gênero feminino para cargos estratégicos na indústria do alumínio

A Novelis – companhia que atua nas áreas de laminados e reciclagem de alumínio – estabeleceu novas metas globais de diversidade e inclusão. E, com isso, determinou que pelo menos 30% das posições de liderança sejam ocupadas por mulheres até 2024.

A partir dessa e outras iniciativas, a empresa tem mostrado avanços importantes. Hoje, 60% dos cargos que se reportam diretamente a Francisco Pires, presidente da Novelis América do Sul, são ocupados por profissionais do gênero feminino.

Em 2021, a companhia nomeou Roberta Soares como vice-presidente de Operações, a primeira mulher a alcançar o cargo e os desafios de gerir o dia a dia das fábricas, que contam com uma equipe de cerca de 1.200 profissionais. 

Roberta Soares, vice-presidente de Operações da Novelis (Foto: Divulgação)

“A ideia é que esse tipo de movimentação se torne cada vez mais comum, mas sabemos que há um trabalho a ser feito que exige comprometimento da nossa parte”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais.

Fora do Brasil
Na sede global da Novelis, em Atlanta, nos Estados Unidos, duas brasileiras também ocupam cadeiras na vice-presidência.

Ivanisa Baeta iniciou a trajetória na companhia no Brasil, em 2004. Desde o ano passado, atua como vice-presidente global de Tributos. Ela faz questão de ressaltar o quanto se sente privilegiada por estar nesta posição.

 

“A Novelis é uma empresa de mulheres fortes em pleno crescimento”, declara.

Já Janaina Gameiro trabalha na área de EHS (Environment, Health and Safety) e foi contratada em dezembro do ano passado para liderar o time global e ser agente de transformação.

Janaina Gameiro atua na área de EHS da Novelis (Foto: Divulgação)

“Quero criar um legado de impacto na Novelis e na vida dos nossos colaboradores, auxiliando-os a alcançar novos patamares de desempenho de maneira humanizada e engajadora, ressaltando a cultura do cuidar que é tão especial na empresa”, conta a PhD em engenharia.

Foto de abertura: christianchan/adobe.stock.com

 

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima