IMG_9959

Novelis nomeia Roberta Soares como vice-presidente de Operações

Liderança ajuda no cumprimento da meta de diversidade na América do Sul

A Novelis, companhia que atua nas áreas de laminação e reciclagem de alumínio, elegeu Roberta Soares vice-presidente da área de Operações. Após 21 anos na empresa, a executiva encara o desafio de comandar o dia a dia das fábricas, que, juntas, somam cerca de 1.200 profissionais.

A nova liderança ajuda no cumprimento da meta em prol da diversidade: o número de pessoas que se reportam diretamente a Francisco Pires, presidente da Novelis na América do Sul, agora apresenta equilíbrio entre os gêneros feminino e masculino. Nos últimos quatro anos, Roberta ocupou o cargo de vice-presidente das áreas Financeira e de Tecnologia da Informação (TI).

“Operações é uma área completamente nova para mim e o cotidiano na linha de frente será muito diferente do que vinha cumprindo até aqui. No entanto, essa movimentação representa um passo que eu buscava dar na minha carreira. Estou sempre aberta para as oportunidades e desafios”, comenta a executiva.

Na sua jornada pela Novelis, a administradora foi responsável pela implementação e gerenciamento dos centros de coleta de sucatas de alumínio em todo o Brasil, os quais baseiam todo o seu modelo de atuação na economia circular. Além disso, liderou o processo de revisão estratégica quando a companhia focou sua atuação em laminação e reciclagem, e não mais no segmento de alumínio primário.

Sobre ser mulher em um cargo tradicionalmente dominado por homens, a executiva reforça: “É um marco importante, pois viemos de um contexto histórico em que as pessoas do gênero masculino costumavam ser mais valorizadas nesse ambiente. Mas, com o trabalho essencial que empresas como a Novelis vêm fazendo, de valorizar a diversidade no ambiente de trabalho e estabelecer metas para isso, esperamos que esse tipo de contratação e promoção se torne comum”.

Diversidade

A Novelis introduziu o programa IguAl em 2017, com o intuito de fomentar um ambiente mais inclusivo, valorizando as competências e habilidades de cada profissional independente de gênero, raça, idade, religião e orientação sexual. Em 2018, assinou os 7 Princípios do Empoderamento Feminino com a ONU Mulheres, que reforçou o seu comprometimento em promover um ambiente inclusivo.

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima