Mineração-ohxd11db6gmay47201cbx4hmk6j14iubfnm337gy2w (2)

Indústria brasileira é referência em guia internacional de mineração sustentável de bauxita

Documento editado pelo International Aluminium Institute (IAI) apresenta cases da Alcoa, CBA, Hydro e MRN

As boas práticas da indústria brasileira do alumínio são destaque na 2ª edição do Guia para Mineração Sustentável de Bauxita. Produzida pelo International Aluminium Institute (IAI), a publicação valoriza as operações de longo prazo com baixo impacto ambiental e social.

“O Brasil se beneficia por ter a 4ª maior reserva de bauxita do mundo, com minas operadas por empresas comprometidas com o alto desempenho, implementação de soluções inovadoras para uso compartilhado do solo, recuperação de áreas mineradas e com planejamento e gestão de rejeitos”, explica Janaina Donas, presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).

 Entre os cases apresentados pela publicação está a técnica de nucleação, utilizada para acelerar a recuperação do solo em áreas de mineração e aplicada pelas empresas Alcoa e Hydro no estado do Pará. O método contribui para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE).

A Mineração Rio do Norte (MRN), localizada em Porto Trombetas, no oeste paraense, também se destaca no guia por promover, por meio de convênio com órgãos governamentais e universidades próximas de sua operação, ações de conservação e pesquisa ambiental.

Já a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) é referência por realizar a recuperação de áreas mineradas no estado de Minas Gerais, com técnicas desenvolvidas em parceria com uma universidade local. Esse trabalho visa a devolver os terrenos com maior produtividade do que tinham antes de servirem à mineração.

Com informações da Brasil Mineral

Veja também:

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Rolar para cima
Rolar para cima