MRN 2019_Foto Tarso Sarraf _00893 (1)

MRN conquista certificação ASI no padrão de Desempenho

Selo internacional atesta a mineração responsável de bauxita na Amazônia

A Mineração Rio do Norte (MRN), produtora de bauxita no distrito de Porto Trombetas, município de Oriximiná (PA), acaba de receber a certificação internacional Aluminium Stewardship Initiative (ASI) no padrão de Desempenho. O processo de auditoria independente foi realizado pelo Bureau Veritas Certification (BVC).

“Estamos no meio da Amazônia, dentro de uma floresta nacional. Por isso, a busca constante pela produção responsável de bauxita torna-se ainda mais significativa. Isso deve estar alinhado com os valores da MRN, companhia que tem como foco o respeito à sustentabilidade, segurança, saúde e, sobretudo, às pessoas. A certificação ASI faz parte deste compromisso: fomentar o desenvolvimento focado no legado para as gerações futuras”, destaca Guido Germani, CEO da MRN.

O Padrão de Desempenho estabelece 59 princípios e critérios ambientais, sociais e de governança. O selo é uma iniciativa global de sustentabilidade voluntária abrangente para a cadeia de valor do alumínio.

“Embora o foco significativo no setor de alumínio esteja atualmente nas emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a mineração de bauxita tem estado nos holofotes em questões importantes do ESG, incluindo direitos dos povos indígenas, impacto nas comunidades locais, controle da poluição, gestão da biodiversidade e reabilitação adequada pós-mineração. A certificação da MRN demonstra que suas prioridades e valores são consistentes com a mineração responsável”, afirma Fiona Solomon, diretora-executiva da ASI.

Para que todos os requisitos da ASI fossem atendidos, a empresa trilhou um longo caminho em sinergia com diversas equipes como Gestão de Desempenho de Riscos, Meio Ambiente, Relações Comunitárias, Operação de Mineração, Sustentabilidade, Saúde e Segurança do Trabalho, Sustentabilidade e Compliance entre outras.

Veja também:

ABAL celebra 54 anos de liderança

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) completa 54 anos de história neste mês de maio, celebrando mais de meio século de contribuição fundamental para o mercado brasileiro. Desde sua fundação, a entidade tem sido a voz da indústria do alumínio, promovendo inovação, sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Fundada por importantes players da indústria, como Alcan (Novelis/

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Rolar para cima
Rolar para cima