Projeto preserva copaibeiras e beneficia comunidades quiçombolas com a geração de renda para comunitários.

Projeto Manejo de Copaíba, da MRN, promove a capacitação e geração de renda para comunidades quilombolas

Objetivo é conservar a espécie e garantir a produção de óleo-resina pelas populações nativas

O Projeto Manejo de Copaíba – realizado pela Mineração Rio Norte (MRN) desde 2010 – tem como objetivo levar às comunidades do Território Quilombola de Alto Trombetas II, no município de Oriximiná, no oeste do Pará, capacitação e assessoria técnica para exploração sustentável do óleo-resina proveniente da árvore. 

A iniciativa também prevê a realização de inventário e monitoramento das copaibeiras e faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES), atendendo condicionantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No ano passado, foram promovidas quatro campanhas com a participação das comunidades quilombolas, com ministração de cursos, treinamentos e palestras sobre plantio de mudas, manuseio de Global Positioning System (GPS), Sistemas Agroflorestais (SAFs) e práticas de compostagem.

“Com esse projeto, visamos aprimorar técnicas e conhecimentos para melhor colocação do produto óleo de copaíba no mercado e deixar um legado para que as comunidades possam dar continuidade no trabalho de forma sustentável. O óleo desta planta é muito usado na medicina, como cicatrizante e anti-inflamatório, e na indústria de cosméticos, para a produção de sabonetes, xampus e cremes hidratantes”, afirma Genilda Cunha, analista de Relações Comunitárias Sênior e coordenadora do PES da MRN.

Segundo a companhia, o projeto apoia a modernização do processo de extração de óleo para gerar um fluxo de renda permanente com estoques do produto. E, com isso, promover a melhoria da condição econômica e da qualidade de vida dos comunitários.

A MRN também disponibiliza treinamentos de segurança à população nativa para garantia do bem-estar, que abrange redução de riscos, métodos seguros de coleta e uso de equipamento adequado para o manejo, além de adotar todos os protocolos de saúde contra a Covid-19.

Veja também:

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Coca-cola inova em mais uma campanha pela reciclagem de latas de alumínio

Com o objetivo de inspirar as pessoas a reciclar suas latas de refrigerante e assim contribuir com o meio ambiente, a Coca-Cola lançou uma campanha global chamada “Recycle Me”. Chama a atenção o uso do logotipo da marca em uma estética de lata de alumínio reciclada e amassada. A iniciativa, que já estreou na América

Rolar para cima
Rolar para cima