Juruti-presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira, na Sala de Controle do Porto. Foto-Comunicação Juruti

Alcoa torna ambiente de trabalho cada vez mais seguro

Companhia reduziu a taxa de incidentes em 0,22 no ano passado

A Alcoa tem consolidado a cultura de segurança em suas operações no Brasil com o aprimoramento de políticas e processos. Nesse sentido, a melhora dos indicadores da multinacional é resultado de medidas adotadas diariamente, associadas às atitudes, normas e práticas de trabalho compartilhadas pelas lideranças e colaboradores.

Em 2020, com o Programa de Gerenciamento de Riscos Críticos (CRM), foram realizadas mais de 30 mil verificações em campo, reduzindo a taxa de incidentes em 0,22, se comparada com a de 2019 (2020: 0,42/2019: 0,64).

Essa taxa considera todos os casos que resultaram em lesões, afastamento, restrição ao trabalho e tratamento médico de colaboradores diretos e indiretos.

“Na Alcoa, sabemos que nossa prioridade máxima é a segurança das pessoas, nossas políticas, nossos processos. O mais importante é que nossas práticas do dia a dia visam, consistentemente, a controlar os riscos de nossas operações. Cada um tem o direito e o dever de parar qualquer atividade que não esteja sendo feita com segurança”, afirma Otávio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil.

Nas unidades de Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG), a redução dos índices de acidentes de trabalho é resultado, em parte, de medidas como o cartão PARE. A ferramenta é utilizada pelos colaboradores durante as operações em situações em que o bom senso é fundamental para identificar um tipo de ação que pode resultar em uma situação de risco.

Em Juruti foi contratada uma consultoria especializada para auxiliar na transformação cultural na área de segurança.

 

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

Rolar para cima
Rolar para cima