Juruti-presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira, na Sala de Controle do Porto. Foto-Comunicação Juruti

Alcoa torna ambiente de trabalho cada vez mais seguro

Companhia reduziu a taxa de incidentes em 0,22 no ano passado

A Alcoa tem consolidado a cultura de segurança em suas operações no Brasil com o aprimoramento de políticas e processos. Nesse sentido, a melhora dos indicadores da multinacional é resultado de medidas adotadas diariamente, associadas às atitudes, normas e práticas de trabalho compartilhadas pelas lideranças e colaboradores.

Em 2020, com o Programa de Gerenciamento de Riscos Críticos (CRM), foram realizadas mais de 30 mil verificações em campo, reduzindo a taxa de incidentes em 0,22, se comparada com a de 2019 (2020: 0,42/2019: 0,64).

Essa taxa considera todos os casos que resultaram em lesões, afastamento, restrição ao trabalho e tratamento médico de colaboradores diretos e indiretos.

“Na Alcoa, sabemos que nossa prioridade máxima é a segurança das pessoas, nossas políticas, nossos processos. O mais importante é que nossas práticas do dia a dia visam, consistentemente, a controlar os riscos de nossas operações. Cada um tem o direito e o dever de parar qualquer atividade que não esteja sendo feita com segurança”, afirma Otávio Carvalheira, presidente da Alcoa Brasil.

Nas unidades de Juruti (PA), São Luís (MA) e Poços de Caldas (MG), a redução dos índices de acidentes de trabalho é resultado, em parte, de medidas como o cartão PARE. A ferramenta é utilizada pelos colaboradores durante as operações em situações em que o bom senso é fundamental para identificar um tipo de ação que pode resultar em uma situação de risco.

Em Juruti foi contratada uma consultoria especializada para auxiliar na transformação cultural na área de segurança.

 

Veja também:

Balança comercial: alumínio registra superávit no primeiro semestre de 2021

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a balança comercial do setor no primeiro semestre de 2021 registrou superávit de US$ 623 milhões (valor FOB, sigla em inglês para designar o frete em que a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente). O resultado positivo se deve, principalmente, às exportações de alumina

Novo IPad tem estrutura com alumínio 100% reciclado

Com foco no meio ambiente, os novos iPad e iPad mini têm estrutura com alumínio 100% reciclado e estão disponíveis nas cores prateado e cinza-espacial. Segundo a Apple, fabricante dos equipamentos, todos os modelos da linha contam com o metal. Atualmente, as operações corporativas globais da empresa são neutras em emissões de carbono. No entanto,

Alcoa completa 12 anos de investimentos em Juruti (PA)

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, a Alcoa completa 12 anos desde a sua chegada no município de Juruti (PA), onde mantém uma mina de bauxita e movimenta o porto local. Além da preocupação com os negócios, a companhia mantém um olhar para o futuro da cidade, a partir de investimentos em diversas áreas, como a

Rolar para cima