Cópia de Cópia de cap8

Especialista lança livro sobre mediação de conflitos na área de mineração

Obra aborda os principais aspectos que influenciam o processo

Annemarie Richter, mestre em Mediação e Resolução de Conflitos, tem mais de 15 anos de experiência no relacionamento entre empresas do setor de mineração e comunidades. Para ajudar profissionais e pessoas nas questões do dia a dia, a consultora acaba de lançar, pela Editora Gulliver, o Guia para Transformação de Conflitos e Olhares Socioambientais.

Para a especialista, conflitos são construções culturais e históricas que possuem um lado objetivo (o que está em disputa, as necessidades aparentes ou aquilo que é entendido como necessidade) e outro subjetivo — sentimentos, valores, interesses, preocupações, desejos, expectativas, frustrações e muito mais. Como nesse contexto o problema pode ser construtivo ou destrutivo, para resolvê-lo é preciso compreensão.

“O conflito possui uma força intrínseca que, se canalizada, pode ser muito produtiva. Só temos preconceito porque não paramos para analisar o que ele tem a nos ensinar sobre o outro e, principalmente, sobre nós mesmos. É aí que podemos crescer, aprender e nos desenvolver”, comenta Annemarie.

Annemarie Richter, mestre em Mediação e Resolução de Conflitos

Na visão da especialista, para participar de um diálogo bem-sucedido, é preciso preparação, além de dedicação para entender as pessoas interessadas e identificar os acertos e erros corporativos e as possibilidades e obstáculos, incluindo os pontos de convergência e divergência.

Segundo ela, é necessário, também, despender tempo na elaboração da conversa para evitar desperdício de energia com a judicialização de processos.

Veja também:

Hydro impulsiona projeto Fauna Sustentável no Pará

Paragominas, no Estado do Pará, está na vanguarda de uma iniciativa inédita: o projeto Fauna Sustentável. Trata-se da primeira ação na região voltada para a convivência harmoniosa entre humanos e fauna. A ação é fruto do Consórcio de Pesquisa em Biodiversidade Brasil-Noruega (BRC). O BRC é um programa composto pela Hydro, Universidade de Oslo (Noruega),

Projeto da MRN incentiva geração de renda e preservação ambiental no Pará

O Projeto de Apoio a Sistemas Agroflorestais (SAFs), desenvolvido pela Mineração Rio do Norte (MRN), está colhendo resultados cada vez mais positivos, promovendo a geração de renda e a preservação ambiental na região de Oriximiná, no Pará. Desde 2005, essa iniciativa faz parte do Programa de Educação Socioambiental (PES) da MRN. Por meio de uma

Rolar para cima
Rolar para cima