colorful crumpled empty beer cans

Brasil recicla 97,4% das latas de alumínio produzidas em 2020

Para ABAL e Abralatas, resultado é positivo diante das dificuldades enfrentadas pelo país no período

Apesar da pandemia da Covid-19, a indústria do alumínio encerrou o ano passado com o índice de reciclagem de latas para bebidas estável na comparação com 2019, somando 97,4% da produção. Ao todo, foram recicladas 391,5 mil t., que correspondem a cerca de 31 bilhões de unidades da embalagem, e mantém o Brasil como um dos líderes mundiais.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), no dia 31 de março.

“Isso mostra como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida. E como os nossos investimentos em centros próprios de coleta e de reciclagem geram resultados significativos. O setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda para milhares de famílias”, afirma Alfredo Veiga, diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da ABAL.

Vale lembrar que o índice de 2020 supera os 95% estabelecidos no Termo de Compromisso de Logística Reversa de Latas de Alumínio para Bebidas firmado entre a indústria do alumínio e o MMA ano passado.

“Somos o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020, chegamos a quase 32 bilhões de latas consumidas no Brasil e, mesmo assim, mantivemos o índice acima de 97%. É a consolidação da escolha do mercado e do consumidor pela lata de alumínio como a embalagem mais adequada a diversas bebidas e a mais sustentável. Esse contexto coloca o setor de latas em um padrão mundial de excelência em economia circular”, completa Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

1 comentário em “Brasil recicla 97,4% das latas de alumínio produzidas em 2020”

Comentários encerrados.

Rolar para cima
Rolar para cima