colorful crumpled empty beer cans

Brasil recicla 97,4% das latas de alumínio produzidas em 2020

Para ABAL e Abralatas, resultado é positivo diante das dificuldades enfrentadas pelo país no período

Apesar da pandemia da Covid-19, a indústria do alumínio encerrou o ano passado com o índice de reciclagem de latas para bebidas estável na comparação com 2019, somando 97,4% da produção. Ao todo, foram recicladas 391,5 mil t., que correspondem a cerca de 31 bilhões de unidades da embalagem, e mantém o Brasil como um dos líderes mundiais.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), no dia 31 de março.

“Isso mostra como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida. E como os nossos investimentos em centros próprios de coleta e de reciclagem geram resultados significativos. O setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda para milhares de famílias”, afirma Alfredo Veiga, diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da ABAL.

Vale lembrar que o índice de 2020 supera os 95% estabelecidos no Termo de Compromisso de Logística Reversa de Latas de Alumínio para Bebidas firmado entre a indústria do alumínio e o MMA ano passado.

“Somos o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020, chegamos a quase 32 bilhões de latas consumidas no Brasil e, mesmo assim, mantivemos o índice acima de 97%. É a consolidação da escolha do mercado e do consumidor pela lata de alumínio como a embalagem mais adequada a diversas bebidas e a mais sustentável. Esse contexto coloca o setor de latas em um padrão mundial de excelência em economia circular”, completa Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas.

Veja também:

Consumo de alumínio tem alta de 25,2% no 1º semestre de 2021

A pesquisa de mercado consolidada pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) no primeiro semestre de 2021 revela que o consumo doméstico de produtos transformados cresceu 25,2% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume total foi de 805 mil t, sendo 88% de origem nacional e o restante de importações. “O bom desempenho

Novelis debate a reciclagem de alumínio na Virada Sustentável

A Novelis vai promover no dia 20 de setembro, durante a 11ª edição da Virada Sustentável, na cidade de São Paulo, o painel virtual “Transformando a reciclagem em propósito”. O foco será no olhar humano e social para a atividade, além dos benefícios para o meio ambiente. A moderação ficará a cargo de Ricardo Voltolini, CEO e fundador da consultoria

Balança comercial: alumínio registra superávit no primeiro semestre de 2021

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a balança comercial do setor no primeiro semestre de 2021 registrou superávit de US$ 623 milhões (valor FOB, sigla em inglês para designar o frete em que a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente). O resultado positivo se deve, principalmente, às exportações de alumina

1 comentário em “Brasil recicla 97,4% das latas de alumínio produzidas em 2020”

Comentários encerrados.

Rolar para cima