colorful crumpled empty beer cans

Brasil recicla 97,4% das latas de alumínio produzidas em 2020

Para ABAL e Abralatas, resultado é positivo diante das dificuldades enfrentadas pelo país no período

Apesar da pandemia da Covid-19, a indústria do alumínio encerrou o ano passado com o índice de reciclagem de latas para bebidas estável na comparação com 2019, somando 97,4% da produção. Ao todo, foram recicladas 391,5 mil t., que correspondem a cerca de 31 bilhões de unidades da embalagem, e mantém o Brasil como um dos líderes mundiais.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), no dia 31 de março.

“Isso mostra como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida. E como os nossos investimentos em centros próprios de coleta e de reciclagem geram resultados significativos. O setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda para milhares de famílias”, afirma Alfredo Veiga, diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da ABAL.

Vale lembrar que o índice de 2020 supera os 95% estabelecidos no Termo de Compromisso de Logística Reversa de Latas de Alumínio para Bebidas firmado entre a indústria do alumínio e o MMA ano passado.

“Somos o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020, chegamos a quase 32 bilhões de latas consumidas no Brasil e, mesmo assim, mantivemos o índice acima de 97%. É a consolidação da escolha do mercado e do consumidor pela lata de alumínio como a embalagem mais adequada a diversas bebidas e a mais sustentável. Esse contexto coloca o setor de latas em um padrão mundial de excelência em economia circular”, completa Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas.

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio em ascensão: projeções econômicas impulsionam mercado para 2024

Segundo o Informe Conjuntural do primeiro trimestre da Confederação Nacional da Indústria (CNI), as projeções econômicas para 2024 indicam um crescimento de 2,4% no Produto Interno Bruto (PIB). Além disso, prevê-se um aumento na indústria de 2,1%; espera-se que haja alta de 2,0% da indústria da construção e 1,7% da indústria de transformação, incluindo, neste

Indústria do alumínio deve investir R$ 30 bilhões no Brasil até 2025

Durante entrevista aos jornalistas no 9º Congresso Internacional do Alumínio, organizado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) nos dias 9 e 10 de abril, no Hotel Unique, em São Paulo, a presidente-executiva da ABAL, Janaina Donas, apresentou reflexões e dados significativos sobre o mercado do alumínio no Brasil e no mundo, destacando perspectivas promissoras para

1 comentário em “Brasil recicla 97,4% das latas de alumínio produzidas em 2020”

Comentários encerrados.

Rolar para cima
Rolar para cima