colorful crumpled empty beer cans

Brasil recicla 97,4% das latas de alumínio produzidas em 2020

Para ABAL e Abralatas, resultado é positivo diante das dificuldades enfrentadas pelo país no período

Apesar da pandemia da Covid-19, a indústria do alumínio encerrou o ano passado com o índice de reciclagem de latas para bebidas estável na comparação com 2019, somando 97,4% da produção. Ao todo, foram recicladas 391,5 mil t., que correspondem a cerca de 31 bilhões de unidades da embalagem, e mantém o Brasil como um dos líderes mundiais.

Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas) ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), no dia 31 de março.

“Isso mostra como a estrutura de reciclagem de latas no Brasil é sólida. E como os nossos investimentos em centros próprios de coleta e de reciclagem geram resultados significativos. O setor manteve suas operações dentro de padrões seguros, contribuindo para a preservação do meio ambiente e a geração de emprego e renda para milhares de famílias”, afirma Alfredo Veiga, diretor de Metais da Novelis e coordenador do Comitê de Reciclagem da ABAL.

Vale lembrar que o índice de 2020 supera os 95% estabelecidos no Termo de Compromisso de Logística Reversa de Latas de Alumínio para Bebidas firmado entre a indústria do alumínio e o MMA ano passado.

“Somos o terceiro maior mercado mundial de latas de alumínio. Em 2020, chegamos a quase 32 bilhões de latas consumidas no Brasil e, mesmo assim, mantivemos o índice acima de 97%. É a consolidação da escolha do mercado e do consumidor pela lata de alumínio como a embalagem mais adequada a diversas bebidas e a mais sustentável. Esse contexto coloca o setor de latas em um padrão mundial de excelência em economia circular”, completa Cátilo Cândido, presidente-executivo da Abralatas.

Veja também:

Indústria do alumínio assina manifesto a favor da modernização do setor de energia elétrica

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) é uma das signatárias do manifesto do setor produtivo que defende a capitalização equilibrada da Eletrobras, por meio da Medida Provisória 1031/21, em apreciação no Congresso Nacional. Além disso, o texto é favorável à modernização do setor de energia elétrica, conforme previsto no Projeto de Lei 414/21, em discussão

Programa Brasil Mais pode elevar produtividade na cadeia do alumínio

O Programa Brasil Mais do Governo Federal busca orientar médias, pequenas e microempresas em suas práticas gerenciais e produtivas para o aumento da produtividade e competitividade. Além disso, incentiva a inovação rumo à transformação digital tanto no comércio como na indústria e serviços. A iniciativa é coordenada pela Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade

1 comentário em “Brasil recicla 97,4% das latas de alumínio produzidas em 2020”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima