AdobeStock_341716203 (1)

Estados Unidos concluem investigação de subsídios e não impõem sobretaxas às chapas de alumínio do Brasil

Processo antidumping sobre o mesmo produto ainda segue em curso

O Governo Federal anunciou, por meio de nota conjunta entre os ministérios das Relações Exteriores e da Economia, que os Estados Unidos encerraram a investigação de subsídios e medidas compensatórias contra as exportações de chapas de alumínio do Brasil. O processo foi concluído sem a imposição de sobretaxas.

Em 2019, as importações norte-americanas desse produto nacional corresponderam a US$ 104 milhões, o equivalente a 40% do total exportado pelo País.

Os Estados Unidos reverteram suas conclusões preliminares com base nos argumentos apresentados pelo governo e empresas brasileiros. Ao todo foram examinados 23 programas governamentais, entre eles:

  • Drawback Integrado;
  • Plano Estratégico de Inovação da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep);
  • Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
  • Isenção dos tributos do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Segundo a nota, os resultados são positivos não apenas para o setor de alumínio, mas para outros exportadores do País, uma vez que poderão contribuir para evitar a imposição de medidas em outras investigações americanas sobre os mesmos programas.

O Governo Federal informou ainda que continuará acompanhando a investigação antidumping (que evita a prática de exportação de produtos a preço inferior ao praticado no mercado de origem) que está sendo conduzida pela autoridade americana sobre o mesmo produto nacional.

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima