AdobeStock_341716203 (1)

Estados Unidos concluem investigação de subsídios e não impõem sobretaxas às chapas de alumínio do Brasil

Processo antidumping sobre o mesmo produto ainda segue em curso

O Governo Federal anunciou, por meio de nota conjunta entre os ministérios das Relações Exteriores e da Economia, que os Estados Unidos encerraram a investigação de subsídios e medidas compensatórias contra as exportações de chapas de alumínio do Brasil. O processo foi concluído sem a imposição de sobretaxas.

Em 2019, as importações norte-americanas desse produto nacional corresponderam a US$ 104 milhões, o equivalente a 40% do total exportado pelo País.

Os Estados Unidos reverteram suas conclusões preliminares com base nos argumentos apresentados pelo governo e empresas brasileiros. Ao todo foram examinados 23 programas governamentais, entre eles:

  • Drawback Integrado;
  • Plano Estratégico de Inovação da Financiadora de Estudos e Projeto (Finep);
  • Financiamento de Máquinas e Equipamentos (Finame) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES);
  • Isenção dos tributos do Programa de Integração Social (PIS) e Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

Segundo a nota, os resultados são positivos não apenas para o setor de alumínio, mas para outros exportadores do País, uma vez que poderão contribuir para evitar a imposição de medidas em outras investigações americanas sobre os mesmos programas.

O Governo Federal informou ainda que continuará acompanhando a investigação antidumping (que evita a prática de exportação de produtos a preço inferior ao praticado no mercado de origem) que está sendo conduzida pela autoridade americana sobre o mesmo produto nacional.

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima