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Uso do alumínio em implementos rodoviários gera mais eficiência e durabilidade

Redução de peso e resistência à corrosão são alguns dos fatores que impulsionam o uso do metal no segmento

O mercado de implementos rodoviários no Brasil tem observado uma série de vantagens e tendências relacionadas à utilização do alumínio como material de fabricação.

Segundo José Carlos Spricigo, presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Implementos Rodoviários (Anfir), em virtude de suas características únicas, o alumínio tem se mostrado uma alternativa promissora de matéria-prima para a produção de implementos rodoviários. Os modelos que utilizam alumínio possuem uma ampla gama de aplicações, sendo empregados tanto no transporte rodoviário como na distribuição urbana.

Vantagens

Uma das principais características que tornam o alumínio atrativo na fabricação de implementos rodoviários é o fato de ser um metal que não enferruja nem se deteriora com facilidade.

“Isso significa que ele se comporta bem em condições de intempéries e ambientes corrosivos, resistindo à oxidação e prolongando a vida útil dos equipamentos”, afirma Spricigo.

Essa característica também pode resultar em custos menores de manutenção e reparos a longo prazo.

Solange Akiama, gerente-sênior de Excelência Comercial e Marketing da Novelis – uma das empresas que fornecem alumínio laminado para esse segmento –, destaca que, devido à sua leveza e resistência em comparação a outros materiais, a utilização desse metal também contribui para a redução do peso, resultando em maior capacidade de carga.

Por falar em custo, Fernando Varella, diretor do Negócio Produtos Transformados, Inovação e Transformação Digital da CBA, aponta que o custo de fabricação também é uma característica relevante, especialmente no caso do alumínio extrudado, pois oferece maior liberdade de forma, reduzindo ou eliminando a necessidade de etapas de fabricação, como dobras, conformações e soldagens, resultando em maior eficiência produtiva. 

Outra vantagem do alumínio, na opinião de Fabiano Gastaldon, gerente de Engenharia de Produto da Librelato, companhia de implementos rodoviários do mercado de linha pesada, é o apelo estético. Por causa da maleabilidade e facilidade de trabalho desse material, ele se torna perfeito para a criação de formas personalizadas e designs exclusivos, permitindo a produção de peças com formatos aerodinâmicos e mais elegantes.

“Os perfis de alumínio também são recicláveis e ecologicamente corretos. Sendo um dos materiais mais reaproveitáveis do mundo, a reciclagem de alumínio consome apenas 5% da energia necessária para produzir alumínio primário. Além disso, a reciclagem contribui para a redução das emissões de CO2, o que é importante para fabricantes de veículos que desejam diminuir sua pegada de carbono”, completa Gastaldon.

Erivam Boff, diretor da Prolind – que também distribui soluções com alumínio para o setor –, resume as principais características do metal que o tornam uma escolha atraente para a fabricação de implementos rodoviários:

  • Aumento da capacidade de carga transportada;
  • Redução das emissões poluentes;
  • Menor consumo de combustível em comparação com materiais concorrentes;
  • Redução de peso entre 40% e 60%, dependendo da tipologia, em comparação com materiais concorrentes;
  • Totalmente não tóxico;
  • Não sofre corrosão causada por contaminantes como amônia;
  • Fácil de reparar;
  • Manipulação e instalação mais fáceis devido ao menor peso, evitando sobrecarga aos colaboradores;
  • Flexibilidade na geometria dos perfis;
  • Capacidade de reciclagem infinita;
  • Soldabilidade;
  • Alto valor residual em comparação com qualquer outro material concorrente;
  • Não requer nenhum tratamento superficial dos perfis de alumínio, o que resulta em menor custo final dos implementos.

Tendências

De acordo com o presidente da Anfir, a demanda pelo uso do alumínio em implementos rodoviários tem aumentado especialmente em produtos como furgões, frigoríficos e lonas, nos quais as caixas de carga são compostas principalmente de perfis e laminados de alumínio.

Solange Akiama, da Novelis, completa que grandes fabricantes do setor já ampliaram o portfólio de produtos com soluções que utilizam alumínio que não se restringem apenas a baús, mas também a basculantes, silos e carroceria/carga seca.

“Estamos trabalhando com nossos clientes no desenvolvimento de novas ligas a fim de substituir componentes de aço por alumínio. Temos oportunidades de substituição de ligas atuais por ligas com alto conteúdo reciclado, que são mais sustentáveis”, detalha a gerente da Novelis.

Erivam Boff, diretor da Prolind, enxerga como uma importante inovação no setor também os implementos para transporte de gado fabricados inteiramente de alumínio extrudado, incluindo o chassi do semirreboque.

Foto: Divulgação Prolind

“Embora já sejam amplamente utilizados na Europa e nas Américas há muitos anos, ainda não tínhamos construído e produzido em série no Brasil um implemento com essas características. Esse feito é resultado de um trabalho excepcional e bem-sucedido realizado pela empresa Frota Brasil Implementos Rodoviários. Esses implementos reduzem o consumo de combustível em 15%, apresentam uma diminuição de peso de 6 mil kg e têm capacidade para transportar dez animais adicionais. Além disso, proporcionam melhor higienização do implemento e geram menos ruído durante o transporte, oferecendo maior conforto aos animais”, considera o diretor da Prolind.

Para a CBA, o setor de implementos também é estratégico na sua atuação, com grande possibilidade de aluminização. A empresa tem investido no aprimoramento de técnicas de desenvolvimento, visando a aumentar a eficiência e reduzir o peso dos componentes, ao mesmo tempo que aumenta sua resistência.

“Com o desenvolvimento de novas geometrias, utilização de tecnologias como a biomimética — que se baseia no princípio de aproveitar os padrões e soluções encontrados na natureza, para aumentar a eficiência das estruturas – simulações virtuais e impressão 3D, aplicados à gestão ágil de projetos —, temos sido capazes de encontrar soluções de forma mais rápida e eficiente”, indica Fernando Varella. 

Para Boff, optar por uma solução com alumínio proporcionará uma grande vantagem nessa jornada rumo a um futuro mais eficiente nesse segmento, com menor emissão de CO2, menor custo por kg transportado e menor custo de manutenção.

“Não há, a longo prazo, outro produto tão crucial para a indústria de transporte e que ofereça um retorno satisfatório sobre o investimento em todos os aspectos mensuráveis quanto o alumínio. Em qualquer segmento em que os implementos sejam utilizados, sempre haverá uma solução com o metal que se adapte perfeitamente às necessidades. A indústria do alumínio está pronta para enfrentar os desafios que a indústria de implementos apresentará no futuro. E somente um metal tão versátil, com tantas vantagens e combinações perfeitas, poderá agregar valor e confiabilidade a cada inovação que surgir em nosso setor”, salienta o diretor da Prolind.

Protetores e rodas

Betina Borchardt, diretora-geral da HC Hornburg, fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas, informa que o alumínio já tem uma representatividade bastante elevada nos implementos da empresa.

“Possuímos diversos desenvolvimentos relacionados ao consumo desse elemento. Um exemplo é o protetor lateral todo de alumínio. É leve, resistente, não enferruja e tem uma excelente absorção de impacto, muito melhor que os convencionais de aço carbono”, destaca Betina.

Outro exemplo citado pela executiva são as rodas de semirreboques, que chegam a uma redução de até 15 kg por roda e ainda apresentam um aspecto visual mais bonito. Nessa aplicação ele gera ganhos, como economia de combustível e redução da tara por ser mais leve que as rodas tradicionais de aço carbono.

Furgão de alumínio

Uma das inovações mais recentes com alumínio no portfólio da Librelato, por exemplo, é o Furgão Alumínio da série Evolut. A configuração com alumínio permite a diminuição da tara do implemento, que se traduz em capacidade de carga líquida maior, redução no uso de combustíveis e, consequentemente, em menores emissões de CO2.

Foto: Divulgação Librelato

“Essa geração do implemento de alumínio utiliza um assoalho remodelado, combinando maior resistência e menor peso, o que é ideal para o tráfego de empilhadeiras e paleteiras. A mudança, aliada a alterações realizadas em outras partes do chassi, permitiu a redução de 200 kg em sua estrutura”, diz Fabiano Gastaldon.

A linha também inclui eixos de bitola larga e uma distância entre apoios das molas aumentada em 100 mm em relação à sua versão anterior, proporcionando um ganho de estabilidade de, aproximadamente, 5%. O quadro traseiro adota um conceito modular e é fixado ao chassi por meio de parafusos, gerando maior segurança e robustez, além de alinhamento perfeito e vedação das portas traseiras. E, ainda, a manutenção torna-se mais simples e rápida devido à maior durabilidade do alumínio e às suas propriedades anticorrosivas. A parte frontal apresenta fechamentos feitos com chapas de alumínio, oferecendo maior leveza e durabilidade.

Reboques

A Rodotrem, fabricante de reboques de apoio para equipes de trabalho externo (como refeitórios, escritórios e oficinas), em 2021, fez uma mudança significativa em sua linha de produtos. Agora, todos os habitáculos são construídos com alumínio. E a empresa também redesenhou e começou a construir os cofres de baterias de suas torres de iluminação solar também com alumínio. Para isso, utilizam chapas da liga H26 3105 e placas de ACM (Aluminium Composite Material) de 3 mm.Pedro Melo, sócio-diretor da Rodotrem, afirma que, na maioria das vezes, os reboques são utilizados como ambiente habitado, seja para refeições, reuniões, tarefas diárias ou serviços de oficina. Nesse sentido, a característica do alumínio como um metal dissipador de calor torna o ambiente termicamente mais confortável. E outro grande benefício na utilização do alumínio na produção dos reboques é a capacidade de refletir os raios UV, alcançando uma taxa de mais de 96% de reflexão desses raios, os responsáveis pelo câncer de pele.

Foto: Divulgação Rodotrem

“Como o uso do alumínio também contribui para a redução do peso dos nossos equipamentos, um menor peso rebocado resulta em menor consumo de combustível para caminhões e caminhonetes. No nosso caso, a maleabilidade do alumínio permite a absorção de vibrações e frequências, evitando quebras por fadiga. Sua leveza também possibilita o trabalho em estradas de terra sem ocorrer o cisalhamento de rebites”, considera o diretor da Rodotrem.

A próxima iniciativa da Rodotrem será a incorporação de chapas antiderrapantes de alumínio nos pisos dos reboques de apoio. Essa medida tem como objetivo melhorar o aspecto visual ao longo da vida útil dos equipamentos e reduzir os custos de manutenção preventiva, eliminando a necessidade de revisões de pintura.

Carrocerias e outros

A Truckvan, empresa fabricante de unidades móveis e implementos rodoviários para o segmento de veículos pesados, tem adotado gradualmente o uso de alumínio em sua linha de produtos. A mais recente inovação foi a aplicação de alumínio nas carrocerias de bebidas. Também utilizam perfis de alumínio no teto do sider, nas estruturas laterais, frontais e superiores do furgão e no semirreboque graneleiro, em que são empregadas chapas laterais de ACM, que é composto de um polímero no meio e alumínio nas duas extremidades.

Adroaldo Oliveira, gerente de Produtos, Processos, Qualidade e Manutenção da marca, diz que a empresa decidiu substituir o aço e o compensado pelo alumínio em razão da redução de peso dos implementos rodoviários e da maior durabilidade.

“A redução de peso é um dos principais benefícios, afetando a economia de combustível e a redução das emissões de gases poluentes. Vale ressaltar que implementos mais leves permitem o transporte de cargas maiores. Além disso, o tempo de vida útil dos produtos apresenta um aumento significativo, resultando, por exemplo, na redução de manutenção ou substituição de chapas ou placas de ACM nos implementos”, justifica Oliveira.

O objetivo da Truckvan agora é aumentar o uso do alumínio em seus implementos, mas, por enquanto, estão realizando estudos e análises técnicas antes de incluí-los na linha de montagem. Exemplo é o estudo que estão fazendo sobre a aplicação do alumínio na caixa de carga dos basculantes.

Solução estratégica

Juliano Pimentel, diretor de Engenharia de Produto e Engenharia Industrial da Randon, fabricante de reboques e semirreboques da América Latina, informa que o alumínio não apenas está presente como é um material estratégico para as principais soluções da empresa em implementos rodoviários.

O alumínio é empregado, por exemplo, nas tampas da caixa de carga do graneleiro da Linha NEW R, uma das mais vendidas da Randon. Montadas com o painel Ecoplate 3, composto que contém alumínio, elas contribuem para a redução dos impactos ambientais por ser totalmente reciclável. Outro produto da Linha NEW R é o Sider Modular, que possui um assoalho feito de alumínio. Esse material o torna mais leve e altamente resistente, além de sustentável em comparação à versão anterior.

Foto: Divulgação Randon/Pedro Tesch

“Lançamos também por meio da nossa joint-venture Randon Triel-HT, o tanque de alumínio, um produto mais eficiente devido à caixa de carga ser construída com alumínio estrutural, o que resulta em maior ganho de carga líquida transportada. Podemos citar ainda o Randon Concept Trailer, nosso rodotrem basculante desenvolvido especialmente para operações do agronegócio. O produto conceito é considerado um laboratório sobre rodas com um design diferenciado e mais leve por conta de a caixa de carga ser de alumínio”, explica o diretor da Randon.

Crédito da imagem de abertura: Divulgação Rodotrem

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