hydro_aparelho_respiratorio_materia

UFPA e Hydro criam aparelho auxiliar para respiradores que não utiliza energia elétrica

Protótipo móvel amplia acesso a tratamento de doenças respiratórias na Amazônia

A Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Hydro estão colaborando no desenvolvimento de um protótipo de aparelho auxiliar para respiradores que não requer energia elétrica. O objetivo é facilitar o tratamento de doenças respiratórias em comunidades ribeirinhas do Pará, especialmente em regiões mais isoladas na Amazônia, onde o acesso só é possível por meio de rios.

O protótipo utiliza um tanque de oxigênio e ar comprimido para manter o respirador funcionando, tornando-o independente de fontes externas de energia. Além disso, ajuda no monitoramento de parâmetros vitais de pacientes com síndrome respiratória grave e pode compensar o fornecimento de oxigênio quando necessário. Feito de acrílico para ajudar na visualização do sistema em funcionamento, tem carcaça de alumínio, facilitando o seu transporte, devido à leveza do metal. ­­­

Para Marcelo Montini, consultor químico sênior da Hydro, a parceria entre a UFPA e a Hydro tem demonstrado o potencial de inovação e a capacidade de enfrentar desafios tecnológicos para desenvolver soluções que possam ter algum impacto positivo na área da saúde.

“O protótipo representa uma contribuição significativa para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 e para a busca de soluções criativas e acessíveis na área da saúde. Esse projeto, assim como todos os outros do convênio com a UFPA, está alinhado com as metas de sustentabilidade da Hydro”, relata.

O protótipo já está funcionando e, além de ter baixo custo de produção, de apenas R$ 3 mil em equipamentos e acessórios e com o uso de peças facilmente encontradas, o tempo de fabricação é rápido, podendo ser montado em apenas uma semana.

Os próximos passos da Hydro e da UFPA incluem o desenvolvimento de uma versão 2.0, com foco em aspectos como ruído, maior segurança no transporte e no manuseio, sistema de bateria e adaptação para um sistema portátil, a fim de ser utilizado em barcos e ambulâncias.

Demonstrando a importância do projeto, ele encontra-se em fase de submissão de patente e tem alcançado alguns resultados consideráveis no mercado, como a publicação de um artigo internacional e a elaboração de uma dissertação de mestrado.

Foto: Divulgação Hydro

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima