Modern knee and hip prosthesis made by cad engineer and manufactured by 3d printing

Superliga com alumínio é usada para criação de próteses para PCDs

Material foi escolhido devido à sua resistência

Uma liga formada a partir da mistura de titânio, alumínio e vanádio tem sido incorporada pela tecnologia assistiva. O termo refere-se aos recursos e equipamentos produzidos para facilitar a acessibilidade e melhorar a qualidade de vida de pessoas com algum tipo de deficiência.

Segundo Pedro Noritomi, pesquisador do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), localizado em Campinas (SP), o material foi desenvolvido na década de 1960 e é comumente empregado na indústria aeroespacial, sobretudo para a base de aeronaves de combate e foguetes — por conta da resistência. No entanto, alguns estudos ajudaram a redefinir o seu uso para as questões de saúde.

O profissional relatou um caso interessante de um paciente que perdeu a perna abaixo da linha do joelho. Com o uso da tecnologia aeroespacial, foi possível digitalizar o coto desta pessoa no computador e criar uma prótese — soquete personalizado — confortável e precisa, materializada com impressão 3D.

Essa e outras demandas têm chegado ao CTI pelos fisioterapeutas ou profissionais de saúde. A partir daí, o centro desenvolve pesquisas sobre como colaborar com o que é oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os estudos nesta área têm avançado de acordo com a Finep, empresa pública ligada ao Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovações, que financia a pesquisa e inovação no país. Em 2020, foram aprovados 35 projetos relacionados à tecnologia assistiva, com investimento de R$ 55 milhões.

Com informações da TV Brasil

Imagem: Adobe Stock.com

Veja também:

Balança comercial: alumínio registra superávit no primeiro semestre de 2021

De acordo com a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), a balança comercial do setor no primeiro semestre de 2021 registrou superávit de US$ 623 milhões (valor FOB, sigla em inglês para designar o frete em que a responsabilidade pelo transporte da mercadoria é do cliente). O resultado positivo se deve, principalmente, às exportações de alumina

Novo IPad tem estrutura com alumínio 100% reciclado

Com foco no meio ambiente, os novos iPad e iPad mini têm estrutura com alumínio 100% reciclado e estão disponíveis nas cores prateado e cinza-espacial. Segundo a Apple, fabricante dos equipamentos, todos os modelos da linha contam com o metal. Atualmente, as operações corporativas globais da empresa são neutras em emissões de carbono. No entanto,

Alcoa completa 12 anos de investimentos em Juruti (PA)

Nesta quarta-feira, 15 de setembro, a Alcoa completa 12 anos desde a sua chegada no município de Juruti (PA), onde mantém uma mina de bauxita e movimenta o porto local. Além da preocupação com os negócios, a companhia mantém um olhar para o futuro da cidade, a partir de investimentos em diversas áreas, como a

Rolar para cima