segurança_materia

Saúde, segurança e bem-estar: temas são tratados como prioridade na indústria do alumínio

Companhias investem em diversos programas e ações com foco nos colaboradores e terceiros

No ano passado, o Brasil registrou 612.900 notificações de acidentes de trabalho, com 2.500 óbitos. Os dados foram divulgados recentemente pelo Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, ferramenta do Ministério Público do Trabalho.

O tema é tratado como prioridade dentro de indústrias da cadeia produtiva do alumínio. Empresas como Albras, Alunorte, Mineração Paragominas, Hydro, Novelis e Termomecanica investem em programas e ações preventivas, mas também voltadas à saúde e bem-estar dos colaboradores e terceirizados.

Alumínio primário

Na Albras, maior produtora de alumínio primário no Brasil, e que tem como principal acionista a multinacional norueguesa Hydro, a prevenção de riscos de segurança e promoção da saúde do trabalho fazem parte dos princípios administrativos e de responsabilidade social.

“A companhia reforça esse compromisso com empregados, contratados, familiares e comunidades em que está inserida e constantemente promove ações para o desenvolvimento desses princípios”, informa José Carlos Sakai, gerente-sênior de Health, Safety and Environment (HSE) da Albras.

Em 2022, a empresa realizou várias campanhas mensais com temas de segurança relacionados aos sete protocolos críticos, riscos para mãos e dedos, além de assuntos variados de saúde e meio ambiente.

Dentre as campanhas, foi lançado o programa Albras Mais Segura, com a participação do vice-presidente-executivo da Hydro ASA, Eivind Kallevik. Houve 38 sessões com 2.500 participantes de todas as áreas e contratadas.

O objetivo foi fortalecer as ações de segurança no dia a dia, com as ferramentas de engajamento Pare e Risco Zero e o cuidado ativo genuíno, incluindo a assinatura de um termo de compromisso.

No mesmo ano, também foi organizado o 1º workshop do “Plano de Continuidade do Negócio”, a fim de garantir que as pessoas estejam protegidas e com plano robusto de continuidade operacional diante de cenários de crise.

A Albras também lançou o Vida Saudável Movimente, iniciativa que estimula o engajamento dos empregados próprios e terceirizados a combater o sedentarismo e a obesidade para diminuir os fatores de risco do adoecimento cardiovascular.

Índices

No ano passado, a companhia melhorou a taxa de frequência de acidentes registráveis, fechando o ano com 0,96 – resultado de classe mundial.

Em relação às ferramentas e tecnologias de suporte e apoio, foi consolidado o monitoramento no Risco Zero, sistema em que empregados podem reportar situações perigosas (atos e condições).

Com o engajamento da liderança e foco no resultado, a Albras conseguiu fechar o ano com 0% de risco aberto há mais de trinta dias.

Mineração de bauxita e fabricação de Alumina

A Hydro segue empenhada em oferecer condições seguras e saudáveis por meio de uma cultura organizacional com aprendizagem e melhoria contínuas também na Mineração Paragominas e na refinaria de alumina Alunorte.

Em 2022, entre as ações da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Cipa) na Alunorte destacaram-se o suporte às áreas operacionais quanto às principais ações, campanhas e semanas de reforços para temas de segurança e a Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho (Sipat), que abordou o tema Melhore seu Desempenho Humano e Organizacional (MDHO).

A companhia também promoveu eventos de networking e benchmark em saúde, segurança e gestão de HSE, por meio da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), com a participação de líderes e profissionais da área das empresas Hydro, Alcoa, Vale, Transpetro e CBA.

Em Paragominas, foram desenvolvidas ações conjuntas com as lideranças para reforçar as inspeções em campo, focadas em atividades críticas e com forte abordagem em segurança de processos, como oportunidade para identificar vulnerabilidades sem ter o evento.

A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes na Mineração (Cipamin) trabalhou com o tema ”Hydro Paragominas mais segura: sua atitude faz a diferença”.

Índices

Carlos Neves, diretor de Operações de Bauxita & Alumina da Hydro, conta que a Alunorte se orgulha de ter um dos melhores resultados de segurança em refinarias de alumina do mundo.

“Em 2022, a Hydro obteve a taxa TRI (Total de Lesões Registráveis) de 1,3 acidentes a cada milhão de horas-homem trabalhadas por empregados próprios e contratados, abaixo do referencial máximo de 1,6 estabelecido para o ano. Novo recorde dessa taxa na história da Alunorte.”

Paragominas também obteve a melhor taxa de frequência histórica (0,36), sem nenhum evento TRI envolvendo contratadas no ano.

Laminação e reciclagem de alumínio

Na Novelis, todas as ações começam pelo compromisso com a saúde, segurança e bem-estar dos colaboradores, clientes e comunidades.

Foto: Divulgação Novelis

“Esses elementos mantêm o status da companhia como fabricante de classe mundial que antecipa e excede as necessidades e expectativas de clientes em todo o mundo”, afirma Daniel Forastieri, diretor de EHS da Novelis.

Segundo o executivo, é reforçado com os empregados que o mais importante para garantir a capacidade produtiva, ou mesmo melhorar a performance, é realizar o trabalho de forma correta, sem retrabalhos e seguindo todos os procedimentos de segurança.

“Na Novelis, lideramos pelo exemplo o tempo todo e interrompemos qualquer atividade que não esteja sendo feita com segurança, sendo esse o papel de todos os nossos colaboradores. Ao mesmo tempo, a organização demonstra esses valores por meio da nossa cultura de segurança.”

A companhia possui ferramentas de gestão reconhecidas mundialmente:

  • Observações de comportamento seguro (BBS);
  • Programa Mentor, que cuida dos novos profissionais;
  • Subcomissão da Cipa;
  • Pare e Pense, ferramenta que ajuda a refletir sobre os riscos das atividades rotineiras;
  • Auditorias da ISO 45001;
  • Inspeções de EHS e da liderança;
  • Auditorias dos processos globais;
  • Hora da Segurança.

Dentre os programas ou iniciativas estão:

  • Treinamento virtual de operação de empilhadeira e pontes, que simula exatamente o ambiente da empresa em que o operador irá trabalhar;
  • Monitoramento online de comportamento durante operação de empilhadeira;
  • Sensor de proximidade para áreas onde há pessoas e empilhadeiras no mesmo ambiente;
  • Computer vision, tecnologia que utiliza câmaras de vídeo e inteligência artificial para avaliar o cumprimento dos procedimentos de segurança nos processos;
  • Safety Analytics, algoritmo que compila todos os dados de segurança e antecipa potenciais cenários de riscos.

Produtos de alumínio

A Termomecanica também trata a promoção da segurança e saúde de seus trabalhadores como um dos pilares da gestão estratégica.

“Faz parte de nossa política o fomento de ações para incrementar continuamente a qualidade de vida e melhorar as condições de trabalho, com investimentos e adequações em máquinas e processos, tornando-os mais modernos e seguros”, relata Pedro Torina, diretor de Operações.

Entre as principais ações implementadas pela empresa, está o trabalho contínuo de adequação dos postos de trabalho, máquinas e equipamentos, um esforço multidisciplinar que envolve os Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), áreas de manutenção, engenharia, gestores e colaboradores.

A equipe de segurança do trabalho também promove a campanha “Segurança ao Pé da Máquina”, para que os funcionários sejam orientados no próprio posto de trabalho, o que possibilita uma abordagem personalizada e melhor compreensão dos riscos envolvidos em suas atividades.

Informatização

Atualmente, todo o conjunto de informações relativas à higiene ocupacional está informatizado por meio da integração com ERP (Enterprise Resource Planning) da Termomecanica, o que agiliza a análise dos dados e aumenta a confiabilidade de laudos e relatórios.

O diretor de Operações explica que também foi desenvolvido um software para coletar as validações dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) entregues aos trabalhadores, além dos Diálogos de Segurança aplicados.

“Com tablets, é possível realizar as validações com um aplicativo simples, que facilita o processo. É importante ressaltar que essa ação é uma evolução do sistema de validações eletrônicas de EPI que utilizamos desde 2016, com o uso de leitores de crachá para identificar e assinar eletronicamente a entrega”, frisa o executivo.

Imagem: Divulgação Termomecanica

Crédito da imagem de abertura: Suriyo/stock.adobe.com

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima