BMW_Group_1024x500

Ronal Group produz rodas com 100% de alumínio reciclado para a BMW

Com o metal, emissões de carbono da fabricante podem ser reduzidas em até 75%

Entregues pelo Ronal Group, as primeiras rodas de liga leve do mundo, feitas 100% com alumínio secundário, serão usadas na fabricação em série do novo Mini Cooper SE Conversível, totalmente elétrico, do Grupo BMW.

Cerca de 40% do produto é composto por material pré-consumo. Trata-se de resíduos de alumínio, como cavacos gerados na produção, que são processados ​​em uma etapa intermediária antes de retornarem à fundição.

Os outros 60% contêm alumínio pós-consumo, fornecido pela Eccomelt, empresa americana que utiliza um método de limpeza e reciclagem não térmico para processar rodas usadas e criar um produto de liga A356, com a mesma qualidade do metal primário e menor pegada de carbono.

Sustentabilidade

Ao usar o material reciclado, as emissões de CO2 da produção de rodas de liga leve podem ser reduzidas em até 75%, segundo a Ronal Group.

Com foco na sustentabilidade, o Ronal Group adquiriu 100% do alumínio de membros da organização internacional Aluminium Steward Initiative (ASI) — 63% do metal comprovadamente viabilizado com energia renovável.

A campanhia tem trabalhado há anos para aumentar a proporção de “metal verde” nas operações.

Em 2021, a empresa adquiriu alumínio sustentável da Alcoa para fabricação de rodas de liga leve do Audi e-tron GT. A tecnologia da Elysis – joint venture da Alcoa com a Rio Tinto – elimina todas as emissões diretas de carbono do processo de fundição tradicional, liberando o oxigênio puro como subproduto.

Visando reduzir pela metade a pegada de CO2 até o final de 2023, a planta do Ronal Group localizada em Landau, na Alemanha, pretende obter a aprovação de todos os clientes OEM (fabricante originais do equipamento) para o uso de alumínio secundário.

“Podemos conservar recursos valiosos ao minimizar o uso de materiais primários e substituí-los por reciclados de alta qualidade. Demonstramos a viabilidade disso em termos de economia circular tanto com o Ronal R70-blue como com as rodas feitas de 100% de alumínio secundário”, comenta Martin Wyss, chefe de Projeto da Ronal Aluminium Wheel Recycling.

Menor consumo de energia

Vale lembrar que a reciclagem de alumínio reduz em 95% as emissões de gás de efeito estufa (GEE) e o consumo da energia elétrica gasta na produção do alumínio primário.

Com informações do site Al Circle

Foto: Divulgação site Al Circle

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima