Rolls_Royce_Spectre_materia

Rolls-Royce Spectre, primeiro carro 100% elétrico da marca

Modelo construído sobre a plataforma de alumínio Architecture of Luxury vem para substituir o Phantom Coupé

Em outubro, a Rolls-Royce apresentou o Spectre, seu primeiro modelo 100% elétrico e que chega para substituir o Phantom Coupé. O modelo será construído sobre a Architecture of Luxury, nova arquitetura de alumínio do tipo spaceframe, desenvolvida pela engenharia da marca inglesa.

Segundo a Rolls-Royce, o alumínio foi o material selecionado para a sua nova plataforma devido a dois fatores. Primeiro, pela já conhecida leveza associada a uma excepcional resistência. E, em segundo lugar, pela sua maior impedância acústica em comparação ao aço, reduzindo o ruído interno que penetra na cabina.

O tipo de construção desenvolvido pela Rolls-Royce, de acordo com a marca, ainda ajuda a otimizar as propriedades acústicas do alumínio. Em vez dos métodos tradicionais, os engenheiros optaram por eliminar superfícies planas e ressonantes a partir da utilização de extrusões com estruturas internas complexas.

As juntas de alumínio fundido possuem dimensões maiores junto à estrutura da carroceria — isso, combinado com o uso de anteparas e seções de piso com revestimento duplo, isola melhor a cabina do ruído externo, além de aperfeiçoar as características do som dentro dela.

Vale salientar também que esse novo método de construção promove aumento na rigidez do veículo — de aproximadamente 30% em relação ao Phantom Coupé.

A Architecture of Luxury já é a base de todos os modelos da Rolls-Royce. Para isso, foi desenvolvida para ser flexível e escalável — ou seja, pode dar origem a modelos que vão desde sedãs e cupês até SUVs, de variados tamanhos  — e possibilitar o uso de diferentes tipos de powertrain.

“O Spectre foi concebido desde o início como um modelo 100% elétrico, é silencioso, potente e demonstra como a Rolls-Royce é perfeitamente adequada à eletrificação. Seu powertrain assegurará o sucesso sustentável e relevância da marca, enquanto incrementa radicalmente as definições de cada característica que faz de um Rolls-Royce um Rolls-Royce”, afirma Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce.

O Spectre utiliza um conjunto de baterias de 100 kWh. A carga completa de bateria garante autonomia de até 520 km. O motor elétrico impulsiona o eixo traseiro, gera 430 kW de potência (equivalente a 585 cv) e 900 Nm de torque.

A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,5 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. O modelo começa a ser vendido no primeiro trimestre de 2023.

Fotos: Divulgação Rolls-Royce

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima