Em outubro, a Rolls-Royce apresentou o Spectre, seu primeiro modelo 100% elétrico e que chega para substituir o Phantom Coupé. O modelo será construído sobre a Architecture of Luxury, nova arquitetura de alumínio do tipo spaceframe, desenvolvida pela engenharia da marca inglesa.
Segundo a Rolls-Royce, o alumínio foi o material selecionado para a sua nova plataforma devido a dois fatores. Primeiro, pela já conhecida leveza associada a uma excepcional resistência. E, em segundo lugar, pela sua maior impedância acústica em comparação ao aço, reduzindo o ruído interno que penetra na cabina.
O tipo de construção desenvolvido pela Rolls-Royce, de acordo com a marca, ainda ajuda a otimizar as propriedades acústicas do alumínio. Em vez dos métodos tradicionais, os engenheiros optaram por eliminar superfícies planas e ressonantes a partir da utilização de extrusões com estruturas internas complexas.
As juntas de alumínio fundido possuem dimensões maiores junto à estrutura da carroceria — isso, combinado com o uso de anteparas e seções de piso com revestimento duplo, isola melhor a cabina do ruído externo, além de aperfeiçoar as características do som dentro dela.
Vale salientar também que esse novo método de construção promove aumento na rigidez do veículo — de aproximadamente 30% em relação ao Phantom Coupé.
A Architecture of Luxury já é a base de todos os modelos da Rolls-Royce. Para isso, foi desenvolvida para ser flexível e escalável — ou seja, pode dar origem a modelos que vão desde sedãs e cupês até SUVs, de variados tamanhos — e possibilitar o uso de diferentes tipos de powertrain.
“O Spectre foi concebido desde o início como um modelo 100% elétrico, é silencioso, potente e demonstra como a Rolls-Royce é perfeitamente adequada à eletrificação. Seu powertrain assegurará o sucesso sustentável e relevância da marca, enquanto incrementa radicalmente as definições de cada característica que faz de um Rolls-Royce um Rolls-Royce”, afirma Torsten Müller-Ötvös, CEO da Rolls-Royce.
O Spectre utiliza um conjunto de baterias de 100 kWh. A carga completa de bateria garante autonomia de até 520 km. O motor elétrico impulsiona o eixo traseiro, gera 430 kW de potência (equivalente a 585 cv) e 900 Nm de torque.
A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 4,5 segundos e a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h. O modelo começa a ser vendido no primeiro trimestre de 2023.
Fotos: Divulgação Rolls-Royce