al_hydro_chuvasdaamazonia_foto

Projeto Chuvas da Amazônia transforma vidas nas comunidades ribeirinhas da região

Iniciativa apoiada pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro impacta positivamente mais de quarenta famílias e contribui para a qualidade de vida e redução de doenças relacionadas à falta de saneamento

O Projeto Chuvas da Amazônia, da Plataforma Conexões Sustentáveis, apoiado pelo Fundo de Sustentabilidade Hydro, promoveu, ao longo de um ano, técnicas alternativas com o intuito de fornecer acesso à água potável para ribeirinhos que carecem desse recurso essencial para o consumo.

Desenvolvida em comunidades de Barcarena, no Pará, a iniciativa, que começou em outubro de 2022 e finalizou as atividades em setembro de 2023, teve como objetivo proporcionar melhor qualidade de vida com a diminuição, a longo prazo, de doenças relacionadas à falta de saneamento básico adequado.

A execução do projeto foi dividida em quatro etapas: diagnóstico socioambiental das comunidades; análise laboratorial da água utilizada; capacitações de educação ambiental e de técnicas alternativas de acesso à água potável; e instalação de estruturas fixas de captação de água da chuva.

No total, quatro comunidades foram contempladas: Uricuriteua e Anauerá, na Ilha Trambioca; e São João e São Pedro, na Ilha das Onças. Por meio das instalações comunitárias, 43 famílias foram beneficiadas, totalizando 165 pessoas atendidas com quatro estruturas de captação de água da chuva.

“Além das estruturas de captação, ofertamos diversas outras atividades de educação ambiental para crianças e adultos, como oficinas técnicas sobre construção de filtros e utilização de hipoclorito de sódio. O diagnóstico socioambiental que fizemos junto às famílias resultou na confecção de uma cartilha. Almejamos mais parcerias para a continuação do projeto, pois o retorno das comunidades foi muito positivo”, afirma Thuany Batista, coordenadora do Projeto Chuvas da Amazônia.

A Plataforma Conexões Sustentáveis é uma realização do Fundo de Sustentabilidade Hydro em parceria com a Plataforma Parceiros pela Amazônia (PPA), Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) e Aliança Bioversity & Ciat, com execução da Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS).

Foto: Divulgação Hydro

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima