A Alumobility, organização sem fins lucrativos criada para fomentar o uso de chapas de alumínio em automóveis, apresentou um projeto de veículo comercial 100% elétrico, voltado para a entrega de mercadorias ao consumidor final (LMDV – Last Mile Delivery Vehicle), com o uso intensivo de alumínio.
O estudo técnico tem como objetivo mostrar os benefícios que a redução de peso proporcionada pelo alumínio pode trazer para esse tipo de veículo. Os LMDVs atuam em trajetos urbanos, realizando múltiplas paradas ao longo da jornada diária.
O conceito foi desenvolvido para evidenciar o desempenho econômico e de sustentabilidade de uma carroceria de alumínio. Por isso, a avaliação incluiu a análise do custo de propriedade e a avaliação do ciclo de vida.
Proposta de valor
Para apresentar os benefícios do alumínio, era fundamental desenvolver um veículo compatível com a performance de modelos disponíveis no mercado com carroceria de aço e propulsão a combustão ou 100% elétrica.
Foram avaliados os modelos Mercedes-Benz Sprinter e Volkswagen Crafter, ambos considerados os mais eficientes e, por isso, tomados como referência para o estudo.
Os pontos chaves no desenvolvimento do LMDV em alumínio são:
– Otimização do tamanho do veículo, de modo a facilitar a circulação em áreas urbanas;
– Aproveitamento máximo da capacidade de carga;
– Maior durabilidade de todo o conjunto;
– Ampla autonomia com uma única carga de bateria;
– Soluções de ergonomia, tanto para o motorista como para as operações de carregamento/descarregamento de mercadorias.
Foram realizadas análises dos dados desses veículos, de estudos de casos de negócios e das avaliações de ciclo de vida.
Conceito e pressupostos
O crescimento significativo do comércio eletrônico nos últimos anos, com o advento da pandemia, ampliou a demanda por veículos LMDV como soluções sustentáveis, porém sem prejuízo de performance.
Esses veículos rodam uma média diária de 92 km em área urbana, com uma velocidade média de 19 km/h. A partir desses dados básicos, o desenvolvimento se deu seguindo alguns pressupostos, comparando a leveza de um modelo em alumínio em relação ao de aço:
– Para o mesmo peso bruto do veículo e ciclo de trabalho, o veículo de alumínio mantém o mesmo desempenho que um modelo em aço com menor capacidade da bateria e menos demanda de potência do motor;
– A redução no peso bruto do veículo proporciona redução no consumo de energia, fato que é otimizado na operação real, uma vez que circula no trajeto de retorno à base sem carga;
– O veículo em alumínio oferece maior capacidade de carga útil em comparação com o em aço.
Além disso, um veículo 100% elétrico oferece maior volume de carga que um modelo equipado com motor a combustão, graças às menores dimensões dos motores e à inexistência de sistemas periféricos.
Foto: Divulgação Alumobility