CBA_Barro_Alto_materia

Programa da CBA e Instituto Votorantim fortalece educação pública em Goiás

Edição de 2023 promove, ao longo do ano letivo, a valorização da cultura quilombola em combate ao racismo em onze escolas de Barro Alto

O Programa de Valorização da Educação (PVE), promovido pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e Instituto Votorantim, encerrou no final de novembro sua edição de 2023 em Barro Alto, município distante cerca de 250 km de Goiânia.

Executado desde 2008, o PVE visa a contribuir para a melhoria da educação pública, qualificando práticas de gestão educacional e promovendo a mobilização social nas comunidades. Este ano, sob o tema Valorização da cultura quilombola em combate ao racismo, educadores, gestores e professores participaram da culminância.

Ao longo do ano letivo, estudantes de onze escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental foram imersos na cultura quilombola por meio de projetos pedagógicos e visitas presenciais aos quilombos, promovendo o resgate histórico dessa parte relevante da história da cidade.

Durante a cerimônia de encerramento, em novembro, foram exibidos os projetos pedagógicos elaborados ao longo do ano. Além disso, houve o lançamento oficial da revista especial, elaborada pelos estudantes, que resgata historicamente a cultura quilombola na região. O evento, de acesso gratuito, incluiu também apresentações de danças típicas dos quilombolas.

“O PVE vem sendo uma das principais ferramentas para fortalecer a educação pública. Esse papel é ainda mais importante no contexto de valorização da história local e combate ao racismo. Para isso, buscamos engajar toda a rede escolar, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e de toda a comunidade em prol do desenvolvimento do ensino público”, declara Alexis Dias de Souza, gerente da Unidade da CBA em Barro Alto.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima