COP28_materia

Presença do Brasil na COP28 destaca sua liderança na produção de alumínio sustentável

ABAL e Novelis, responsáveis por painel selecionado pelo governo, mostram o papel pioneiro do Brasil na promoção de práticas sustentáveis na indústria de alumínio

Em comunicado emitido em outubro, o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou a lista dos painéis selecionados que integrarão a programação do Pavilhão Brasil na Conferência do Clima (COP28), promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023.

O evento, a ser realizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, refere-se à 28ª edição da conferência internacional que reúne líderes de diversos países, cientistas, especialistas ambientais e representantes da sociedade civil com um objetivo: debater e implementar ações para combater as mudanças climáticas, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e adaptar-se aos impactos das alterações climáticas.

A escolha dos painéis que comporão o cronograma do Pavilhão Brasil na COP28 foi conduzida pelo Comitê Temático de Organização, um grupo composto de representantes do governo federal, de governos subnacionais, do setor privado e da sociedade civil.

Entre os painéis escolhidos destaca-se o Indústria e Gestão de Resíduos, cujo título é Os diferenciais do alumínio brasileiro de baixo carbono, proposto pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e pela Novelis, com data marcada para 8 de dezembro de 2023. Esse painel tem como objetivo central ressaltar as características únicas do Brasil nesse setor, tais como a utilização de uma matriz energética renovável, o constante avanço tecnológico e a eficiente prática de reciclagem.

O propósito é consolidar a posição do Brasil como um dos líderes na produção de alumínio com mínimo impacto ambiental, destacando a sua notável redução na emissão de carbono, que é 3,3 vezes menor do que a média global. Para isso, será mostrado que a prática de reciclagem desempenha um papel essencial, resultando em considerável redução no consumo de energia e nas emissões de gases de efeito estufa.

Vale destacar que o Brasil alcançou um feito significativo ao atingir a marca de 100% de reciclagem de latas de alumínio em 2022, o que não apenas evitou emissões substanciais, mas também gerou empregos. Com isso, o País se coloca como um exemplo na promoção de práticas sustentáveis na indústria de alumínio, demonstrando ainda seu impacto positivo na transição energética e na redução das emissões de gases de efeito estufa.

Foto: Divulgação COP28

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima