porsche-3d-printed-pistons-2-e1594826231303

Porsche produz pistões de alumínio inovadores com impressão em 3D

Tecnologia possibilita criar peças mais leves e aumentar a potência do motor

Pela primeira vez, a Porsche utilizou a impressão em 3D para desenvolver pistões de alumínio. Os êmbolos foram testados no motor de alto desempenho GT2 RS usado no modelo 911. A montadora já tem utilizado a tecnologia para a construção de protótipos e de peças de reposição há algum tempo.

Com a impressora 3D TruPrint 3000, da empresa Trumpf, os pistões foram fabricados camada por camada, com um pó metálico de alta pureza, por um processo de fusão a laser. O material aplicado foi a liga de alumínio M174+, fornecida pela fabricante de peças Mahle.

Com a simulação por computador e inteligência artificial, os itens foram otimizados, proporcionando redução de 10% no peso e um novo duto de refrigeração integrado e fechado na coroa, algo que não poderia ser produzido no método convencional.

“Graças aos novos pistões mais leves, podemos aumentar a velocidade do motor, diminuir a carga de temperatura e otimizar a combustão. Isso possibilita obter até 30 cv a mais de potência do motor biturbo de 700 cv e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência”, explica Frank Ickinger, do departamento de Desenvolvimento de Acionamentos Avançados da Porsche.

Porsche 911: motor GT2 RS deve receber os novos pistões de alumínio (Crédito: Divulgação Porsche)

Veja também:

Empresa americana lança campervans revestidas de alumínio

A Alumivan, fabricante de campervans com sede no Arizona, Estados Unidos, apresentou a Reverie 136″ e a Reverie 159″, seus novos modelos revestidos de alumínio. Apostando na inovação em um mercado em que a madeira é o material tradicional, a empresa escolheu o alumínio como principal matéria-prima, apontando a durabilidade e a preservação da aparência

Toshiba lança bateria com alumínio para veículos elétricos

A Toshiba Corporation acaba de apresentar o módulo SCiB, seu mais recente avanço em baterias de íon-lítio. Projetado para impulsionar a eletrificação de ônibus, navios e aplicações estacionárias, o novo produto possui placa de base de alumínio, o qual promete dissipar o calor com uma eficiência duas vezes maior que os módulos atuais. As baterias

Rolar para cima
Rolar para cima