Pela primeira vez, a Porsche utilizou a impressão em 3D para desenvolver pistões de alumínio. Os êmbolos foram testados no motor de alto desempenho GT2 RS usado no modelo 911. A montadora já tem utilizado a tecnologia para a construção de protótipos e de peças de reposição há algum tempo.
Com a impressora 3D TruPrint 3000, da empresa Trumpf, os pistões foram fabricados camada por camada, com um pó metálico de alta pureza, por um processo de fusão a laser. O material aplicado foi a liga de alumínio M174+, fornecida pela fabricante de peças Mahle.
Com a simulação por computador e inteligência artificial, os itens foram otimizados, proporcionando redução de 10% no peso e um novo duto de refrigeração integrado e fechado na coroa, algo que não poderia ser produzido no método convencional.
“Graças aos novos pistões mais leves, podemos aumentar a velocidade do motor, diminuir a carga de temperatura e otimizar a combustão. Isso possibilita obter até 30 cv a mais de potência do motor biturbo de 700 cv e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência”, explica Frank Ickinger, do departamento de Desenvolvimento de Acionamentos Avançados da Porsche.
