porsche-3d-printed-pistons-2-e1594826231303

Porsche produz pistões de alumínio inovadores com impressão em 3D

Tecnologia possibilita criar peças mais leves e aumentar a potência do motor

Pela primeira vez, a Porsche utilizou a impressão em 3D para desenvolver pistões de alumínio. Os êmbolos foram testados no motor de alto desempenho GT2 RS usado no modelo 911. A montadora já tem utilizado a tecnologia para a construção de protótipos e de peças de reposição há algum tempo.

Com a impressora 3D TruPrint 3000, da empresa Trumpf, os pistões foram fabricados camada por camada, com um pó metálico de alta pureza, por um processo de fusão a laser. O material aplicado foi a liga de alumínio M174+, fornecida pela fabricante de peças Mahle.

Com a simulação por computador e inteligência artificial, os itens foram otimizados, proporcionando redução de 10% no peso e um novo duto de refrigeração integrado e fechado na coroa, algo que não poderia ser produzido no método convencional.

“Graças aos novos pistões mais leves, podemos aumentar a velocidade do motor, diminuir a carga de temperatura e otimizar a combustão. Isso possibilita obter até 30 cv a mais de potência do motor biturbo de 700 cv e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência”, explica Frank Ickinger, do departamento de Desenvolvimento de Acionamentos Avançados da Porsche.

Porsche 911: motor GT2 RS deve receber os novos pistões de alumínio (Crédito: Divulgação Porsche)

Veja também:

Anfavea prevê recuperação lenta para a indústria automobilística

Durante webinar realizado na segunda-feira (10/8) pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL), Luiz Carlos Moraes, presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), afirmou que este ano ainda será muito difícil para o setor. A projeção é de queda de 40% no volume de produção em relação ao ano passado, totalizando 1,6 milhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu