porsche-3d-printed-pistons-2-e1594826231303

Porsche produz pistões de alumínio inovadores com impressão em 3D

Tecnologia possibilita criar peças mais leves e aumentar a potência do motor

Pela primeira vez, a Porsche utilizou a impressão em 3D para desenvolver pistões de alumínio. Os êmbolos foram testados no motor de alto desempenho GT2 RS usado no modelo 911. A montadora já tem utilizado a tecnologia para a construção de protótipos e de peças de reposição há algum tempo.

Com a impressora 3D TruPrint 3000, da empresa Trumpf, os pistões foram fabricados camada por camada, com um pó metálico de alta pureza, por um processo de fusão a laser. O material aplicado foi a liga de alumínio M174+, fornecida pela fabricante de peças Mahle.

Com a simulação por computador e inteligência artificial, os itens foram otimizados, proporcionando redução de 10% no peso e um novo duto de refrigeração integrado e fechado na coroa, algo que não poderia ser produzido no método convencional.

“Graças aos novos pistões mais leves, podemos aumentar a velocidade do motor, diminuir a carga de temperatura e otimizar a combustão. Isso possibilita obter até 30 cv a mais de potência do motor biturbo de 700 cv e, ao mesmo tempo, melhorar a eficiência”, explica Frank Ickinger, do departamento de Desenvolvimento de Acionamentos Avançados da Porsche.

Porsche 911: motor GT2 RS deve receber os novos pistões de alumínio (Crédito: Divulgação Porsche)

Veja também:

Conheça a nova bicicleta Raleigh Juniper com quadro de alumínio

A marca britânica de bicicletas Raleigh apresentou sua mais recente inovação: a bicicleta da linha Juniper com um quadro totalmente de alumínio. Perfeita para jovens aventureiros que buscam uma bicicleta com durabilidade longa e peso reduzido, a novidade traz esse quadro de alumínio que foi sutilmente projetado para combinar resistência e leveza, sendo o segredo

Alumínio na rota da inovação automotiva

O alumínio está assumindo um papel cada vez mais central no setor automotivo, impulsionado por uma tendência global de crescimento no consumo de produtos feitos com esse metal. Segundo o Anuário Estatístico do Alumínio de 2022 da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e projeções do International Aluminium Institute (IAI), espera-se um aumento de 40% na

Rolar para cima
Rolar para cima