polestar_materia

Polestar 4 tem alumínio de baixo teor de carbono

Empresa de automóveis apresenta Avaliação do Ciclo de Vida para o veículo, ressaltando sua liderança em sustentabilidade

O fabricante sueco de automóveis elétricos premium Polestar revelou ao mercado sua primeira Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) para o Polestar 4, mostrando que esse é o modelo com a menor pegada de carbono entre todos os carros da marca até o momento, totalizando 19,4 t de CO2e em seu lançamento.

A produção do Polestar 4 tem como lar a fábrica SEA da Geely Holdings, situada na cidade de Hangzhou, na China. Nesse local, são adotadas práticas exemplares em prol da sustentabilidade, destacando-se o uso de fontes de energia limpa.

A fábrica é um modelo de eficiência ambiental por empregar eletricidade verde, energia hidroelétrica certificada pelo sistema I-REC e também aproveitar a energia solar proveniente de painéis fotovoltaicos instalados nos telhados. Essas medidas não apenas contribuem para a redução das emissões de carbono, mas também demonstram um compromisso com a produção ecologicamente responsável do Polestar 4.

Segundo a empresa, um aspecto importante para a redução do impacto climático é a ampla utilização de alumínio com baixo teor de carbono, proveniente de fundições que utilizam eletricidade hidroelétrica. Além disso, pela primeira vez, dados relacionados ao uso de alumínio reciclado foram incluídos na avaliação.

O alumínio desempenha um papel significativo nessa conquista, representando de 23% a 24% da pegada total de carbono, enquanto o aço e o ferro contribuem com 20%. A maior parcela da pegada de carbono está relacionada aos módulos das baterias, compreendendo de 36% a 40% do total.

“Para atingir nosso objetivo de emissão zero, estabelecemos metas de carbono para todos os nossos carros. Ao longo do desenvolvimento do Polestar 4, essa meta influenciou todas as escolhas, desde os materiais utilizados até as fontes de energia da fábrica. Compartilhar a LCA nos permite trabalhar em direção ao objetivo zero, 1 t de carbono de cada vez”, declarou Fredrika Klarén, chefe de Sustentabilidade da Polestar.

As LCAs da Polestar, divulgadas desde 2020, avaliam diversos fatores ao longo do ciclo de vida de um carro, desde a obtenção de matérias-primas até a produção e a reciclagem, diminuindo o impacto climático em números expressivos. Isso permite que os consumidores façam escolhas informadas e conscientes ao adquirir um veículo.

Foto: Divulgação Polestar

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima