polestar_materia

Polestar 3 tem alumínio no chassi e no compartimento de bateria

Primeiro SUV da marca sueca usa dois motores, com potência combinada de 360 kW e autonomia de até 482 km

O Polestar 3, primeiro SUV da marca sueca de veículos elétricos, foi oficialmente apresentado no dia 13 de outubro. O novo utilitário esportivo de cinco lugares utiliza a plataforma SPA 2 (evolução Scalable Product Architecture) e tem alumínio nas travessas do chassi e nos crash-boxes

O metal ainda está presente no compartimento das baterias, que conta com reforços de açoboro e sistema de resfriamento líquido. Nesse tipo de componente, o alumínio oferece a combinação de elevada resistência com baixo peso, ajudando a ampliar a autonomia com uma carga completa.

O Polestar 3 é equipado com uma bateria de íons de lítio de 400V e 111 kWh, que fornece autonomia de até 482 km. São dois motores, um em cada eixo, os quais, combinados, entregam 360 kW de potência (equivalente a aproximadamente 482 cv) e 840 Nm de torque. A aceleração de 0 a 96 km/h acontece em 4,9 seg.

Com o opcional Performance Pack, tais números sobem para 380 kW (509 cv) de potência, 910 Nm de torque e aceleração em 4,6 segundos — mas a autonomia cai para cerca de 434 km. Já a velocidade máxima, com ou sem o opcional, é limitada eletronicamente em 209 km/h, visando à preservação da carga da bateria.  

Em certas circunstâncias, o Polestar 3 pode ser impulsionado apenas pelo motor do eixo dianteiro como forma de economizar energia. O SUV também possui tecnologia de carregamento bidirecional — ou seja, será capaz de fornecer a energia de suas baterias para uma casa ou a própria rede elétrica em períodos de elevada demanda. 

“O Polestar 3 é um potente SUV elétrico que traz um apelo aos sentidos, com um distinto design escandinavo e excelente dinâmica de condução. Estamos muito orgulhosos e animados por expandir nosso portfólio e, dessa forma, continuarmos nosso rápido crescimento”, disse Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.

O interior, que segundo a marca, foi desenhado seguindo os preceitos do design escandinavo, tem materiais sustentáveis como o MicroTech (espécie de camurça produzida com poliéster reciclado), couro com certificação de bem-estar animal e estofados de lã rastreável. 

O Polestar 3 conta ainda com recursos como o controle avançado do chassi e sistema de inteligência artificial que processa dados dos vários sensores e câmeras do carro para habilitar recursos avançados de segurança de assistência ao motorista.

A Polestar, que produz modelos de luxo e alta performance, faz parte do grupo Volvo — o qual, por sua vez, é controlado pela chinesa Geely. Seu novo SUV será produzido a partir de 2023 na fábrica chinesa da marca em Chengdu. Em 2024, está previsto o início da produção na fábrica americana da Volvo em Ridgeville, Carolina do Sul.

Foto: Divulgação

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima