O Polestar 3, primeiro SUV da marca sueca de veículos elétricos, foi oficialmente apresentado no dia 13 de outubro. O novo utilitário esportivo de cinco lugares utiliza a plataforma SPA 2 (evolução Scalable Product Architecture) e tem alumínio nas travessas do chassi e nos crash-boxes.
O metal ainda está presente no compartimento das baterias, que conta com reforços de açoboro e sistema de resfriamento líquido. Nesse tipo de componente, o alumínio oferece a combinação de elevada resistência com baixo peso, ajudando a ampliar a autonomia com uma carga completa.
O Polestar 3 é equipado com uma bateria de íons de lítio de 400V e 111 kWh, que fornece autonomia de até 482 km. São dois motores, um em cada eixo, os quais, combinados, entregam 360 kW de potência (equivalente a aproximadamente 482 cv) e 840 Nm de torque. A aceleração de 0 a 96 km/h acontece em 4,9 seg.
Com o opcional Performance Pack, tais números sobem para 380 kW (509 cv) de potência, 910 Nm de torque e aceleração em 4,6 segundos — mas a autonomia cai para cerca de 434 km. Já a velocidade máxima, com ou sem o opcional, é limitada eletronicamente em 209 km/h, visando à preservação da carga da bateria.
Em certas circunstâncias, o Polestar 3 pode ser impulsionado apenas pelo motor do eixo dianteiro como forma de economizar energia. O SUV também possui tecnologia de carregamento bidirecional — ou seja, será capaz de fornecer a energia de suas baterias para uma casa ou a própria rede elétrica em períodos de elevada demanda.
“O Polestar 3 é um potente SUV elétrico que traz um apelo aos sentidos, com um distinto design escandinavo e excelente dinâmica de condução. Estamos muito orgulhosos e animados por expandir nosso portfólio e, dessa forma, continuarmos nosso rápido crescimento”, disse Thomas Ingenlath, CEO da Polestar.
O interior, que segundo a marca, foi desenhado seguindo os preceitos do design escandinavo, tem materiais sustentáveis como o MicroTech (espécie de camurça produzida com poliéster reciclado), couro com certificação de bem-estar animal e estofados de lã rastreável.
O Polestar 3 conta ainda com recursos como o controle avançado do chassi e sistema de inteligência artificial que processa dados dos vários sensores e câmeras do carro para habilitar recursos avançados de segurança de assistência ao motorista.
A Polestar, que produz modelos de luxo e alta performance, faz parte do grupo Volvo — o qual, por sua vez, é controlado pela chinesa Geely. Seu novo SUV será produzido a partir de 2023 na fábrica chinesa da marca em Chengdu. Em 2024, está previsto o início da produção na fábrica americana da Volvo em Ridgeville, Carolina do Sul.
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