basket of brazilian Easters eggs on the grass.

Páscoa: embalagens de alumínio preservam características do chocolate

Além de manter a qualidade do doce, metal é solução sustentável para o setor

A Páscoa será comemorada no dia 17 de abril. Nessa data, muitas famílias também desembalam os famosos ovos de chocolate e outras versões do produto, costume que movimenta a indústria e o comércio no país.

 Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), que representa cerca de 90% desse mercado, suas empresas associadas levaram este ano às gôndolas 399 itens, sendo 150 lançamentos. E parte deles tem embalagens de alumínio, o que proporciona inúmeras vantagens.

Os números ainda não foram consolidados, mas no ano passado a produção foi de cerca de 9 mil t de ovos e produtos de Páscoa, demonstrando leve recuperação e crescimento de 6% em relação a 2020.

“Com a flexibilização do isolamento e o avanço da vacinação, há a tendência de que o consumidor volte a presentear a família e amigos na data, algo tão característico desse feriado”, comenta Ubiracy Fonseca, presidente da Abicab.

Por que o alumínio é a melhor solução para embalagens?
A embalagem com alumínio impede que fatores externos danifiquem o chocolate ou comprometam suas características, atuando como barreira à luz, umidade, oxigênio e micro-organismos.

“O metal atua como uma barreira na conservação de características organolépticas do chocolate, mantendo sabor, aparência, cheiro e cor, atributos que contribuem para torná-lo ainda mais apetitoso”, explica Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

O Grupo Sonoco-Graffo, um dos fornecedores de soluções em embalagens com estruturas laminadas para a indústria de chocolates, destaca que o alumínio é atóxico, maleável e apresenta alta durabilidade.

“O alumínio não faz mal à saúde, está na lista positiva da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e atende ao FDA, nos Estados Unidos, e ao Regulamento da União Europeia 1935/2004, que certifica o material para uso em embalagens em contato com alimentos”, comenta Amauri Heck, gerente de Vendas da empresa.

Ovinhos embalados com solução de alumínio fornecida pelo Grupo Sonoco-Graffo: metal é atóxico, maleável e apresenta alta durabilidade (Fotos: divulgação)

Para Guilherme Superbia, gerente de Excelência Comercial e Marketing da Novelis, o aspecto visual que a embalagem metálica apresenta também melhora a exposição no ponto de venda.

“As soluções flexíveis e as latas decoradas, por exemplo, que remetem à ideia de qualidade superior, aumentam o valor percebido dos produtos e podem ser produzidas com a Liga 3104, que possui alto teor de conteúdo reciclável e forte apelo sustentável”, acrescenta o executivo.

Isso é importante porque as mudanças no hábito de consumo e a demanda por soluções com menor impacto ambiental fazem com que as embalagens sustentáveis estejam cada vez mais presentes.

“Nesse sentido, uma das vantagens é que o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes, fomentando a coleta seletiva, contribuindo para a geração de renda e reduzindo a extração e o uso de recursos não renováveis”, acrescenta Superbia.

BIS, chocolate popular no Brasil: lançado pela Lacta em 1942, é embalado com laminado cuja parte metálica fica na parte externa do produto

Formas e aplicações
A folha de alumínio é um material bastante utilizado para selar os chocolates em barra, como se nota em produtos importados.

“No Brasil, é mais comum ver a folha de alumínio embrulhada no chocolate”, destaca Assunta Napolitano Camilo, diretora do Instituto de Embalagens.

Esse também é o invólucro mais comum dos ovos de Páscoa. Para o portfólio sazonal em atendimento à data, a Nestlé é uma das indústrias que utilizam a folha de alumínio para envolver o ovo de chocolate e garantir o formato e a proteção.  

Ovos da linha Professional, da Nestlé: envoltos com alumínio, têm sabor e formato preservados

No caso de embalagens metalizadas, as vantagens são as barreiras contra os fatores ambientais, mantendo a qualidade do produto por mais tempo nas prateleiras. O alumínio também pode ser destinado à reciclagem – desde que esteja limpo e seco, podendo ser descartado para a coleta seletiva.

O metal também está presente em embalagens como a do BIS, chocolate popular no Brasil lançado pela Lacta em 1942. Nesse caso, a parte metálica fica na parte externa do produto.

A Nutella, marca de creme de avelã criada pela italiana Ferrero, também disponibilizou uma porção individual, com 15 g, em opção termoformada com lacre de alumínio.

“Esse é um mercado que ainda tem espaço para crescer no Brasil, assim como a stand up pouch, embalagem flexível em que é possível encontrar o fondue de chocolate, por exemplo”, conclui Assunta.

Nutella, marca de creme de avelã da Ferrero: porção individual, com 15 g, em opção termoformada com lacre de alumínio

Crédito da imagem de abertura: Freepik.com

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Rolar para cima
Rolar para cima