peças_design_materia

O brilho do design moderno: descubra as vantagens do uso do alumínio em peças de decoração

A presença de cadeiras, estantes, luminárias e outras peças decorativas utilizando o metal tem se tornado cada vez mais comum nos ambientes, conferindo-lhes vida e estilo

Não há como negar que o alumínio é um metal versátil e repleto de qualidades. Com essas características, vem ganhando cada vez mais espaço no mundo do design de interiores, destacando-se em peças que unem estética, funcionalidade e inovação. Desde cadeiras ergonômicas que desafiam os padrões de conforto, estantes que harmonizam espaço e organização, luminárias que derramam luz com elegância, até artigos de decoração que despertam a imaginação, o alumínio tem se firmado como protagonista nos ambientes contemporâneos.

Sustentabilidade

Segundo Daniel Rici, gerente-comercial do segmento industrial da Hydro, o alumínio vem sendo cada vez mais explorado no segmento de móveis, design de artigos decorativos e de interiores devido a características como a maleabilidade, a qual possibilita diversas conformações, gerando produtos com designs diferenciados e funcionais, além da sua propriedade infinita de reciclagem.

Em termos sustentáveis, as vantagens do alumínio para design e produção são:

– Leve, forte e flexível, ele se adequa a qualquer expressão. Como material extremamente durável, faz com que os produtos durem gerações.

– 100% reciclável, pois pode ser reciclado continuamente sem perder suas propriedades.

– A sua reciclagem requer apenas 5% da energia usada para produzir o alumínio primário.

Vantagens

De acordo com o gerente da Hydro, a facilidade de conformação e a maleabilidade do alumínio geram acabamentos superficiais sofisticados, tornando os produtos finais diferenciados e de alto valor agregado.

“A adaptabilidade do alumínio também contribui para a industrialização de peças que podem ser unificadas com outros tipos de material, como o vidro, o plástico e o aço, além de possibilitar pintura líquida e eletrostática em diversas cores, colaborando com um excelente acabamento e aparência”, completa Rici.

Alexandre Sartori, engenheiro máster de Desenvolvimento de Produtos da Novelis América do Sul, aponta que a reflexão de luz, característica importante em luminárias, é mais uma das propriedades do alumínio.

“Outras vantagens da utilização do metal para o setor de design estão na sua leveza e na resistência à corrosão”, destaca Sartori.

Monike Lafuente e Cláudia Yamada, arquitetas do Studio Tan-gram, endossam a fala de Sartori explicando que, em virtude de os móveis de alumínio apresentarem maior durabilidade, sendo mais resistentes aos fenômenos climáticos e à ação do tempo, com uma boa manutenção tornam-se ainda mais duráveis e com aparência de peça nova. Porém, não é recomendado usar esponjas de aço nem objetos que possam riscar a superfície do mobiliário.

“Por conta de sua resistência, alguns móveis e peças de alumínio podem ser usados em ambientes externos, como varandas, áreas gourmet externas etc. Contudo, é sempre importante conferir as indicações de fábrica, assim como as orientações do produto para saber para qual tipo de ambiente ele foi projetado”, indicam as arquitetas.

Confecção e aplicação

Os perfis de alumínio tubulares e sólidos são os mais utilizados para a aplicação em peças de design. Para itens de decoração, cadeiras, armários e estantes, Rici, da Hydro, considera que o alumínio normalmente é aplicado na estrutura, sendo o responsável pelo charme e design do produto.

Sartori, da Novelis, cita também revestimentos de fachadas, como painel ACM e creative wall, em que laminados de alumínio são bastante utilizados.

Veja alguns exemplos de peças que utilizam o alumínio desenvolvidas pelas arquitetas Monike Lafuente e Cláudia Yamada, do Studio Tan-gram:

 

Banheiro com a estrutura do espelho e das prateleiras de alumínio Foto: Estúdio São Paulo

Cozinha com a estrutura das prateleiras da ilha feitas de alumínio Foto: Estúdio São Paulo

Edição limitada

Em 2021, a multinacional norueguesa Hydro lançou uma obra-prima criada em parceria com o renomado designer britânico Tom Dixon, a Hydro Chair. Essa cadeira exclusiva, fabricada com alumínio 100% reciclado, foi um símbolo da inovação sustentável no mercado. Com edição limitada de apenas trezentas unidades, a peça impressionou não só por sua elegância, mas também pelo seu impacto positivo no meio ambiente.

Foto: Divulgação Hydro

Com dimensões de 85 cm de altura, 52 cm de largura e 61 cm de profundidade, a Hydro Chair é notavelmente leve, pesando apenas 2,8 kg. Essa característica, aliada ao seu design empilhável, confere-lhe uma versatilidade ímpar, permitindo que se adapte a diversos ambientes, tanto internos como externos. Uma combinação perfeita de estética e consciência ecológica, tornando essa criação uma referência no segmento do mobiliário contemporâneo.

Principal aliado

Segundo Rafaella Moretti, head da Galeria das Lonas, focada em soluções para áreas externas, a empresa tem o alumínio como o seu principal aliado, pois é um material versátil, leve, de fácil manuseio e pode ficar exposto às intempéries do Sol e da chuva.

“Para nós que trabalhamos com soluções para áreas externas, usar o alumínio como base para o desenvolvimento das nossas peças é fundamental até mesmo para oferecer um móvel resistente e com vida útil prolongada”, afirma.

Recentemente, a Galeria das Lonas lançou, em parceria com a arquiteta Duda Senna, a Linha Oli, composta por Hortinha, que também pode ser utilizada como floreira e cestos, ideais para áreas externas e internas, todos com base de alumínio e detalhes em corda náutica.

As peças estão disponíveis nas cores verde-menta, azul-boreal e rosa-buquê. A floreira possui uma bandeja na parte inferior à plantação para reter água e facilitar a manutenção e está disponível em duas alturas (alta e baixa). Já o cesto, que mede 40 cm de diâmetro e 50 cm de altura, foi inicialmente desenhado para funcionar como um cachepô para plantas.

Foto: Divulgação

“Com essa nova linha, o cliente ganha em funcionalidade. Ele tem a possibilidade de utilizar o móvel funcional e próprio para dentro ou fora de casa, sem se preocupar se vai estragar ou não com a exposição ao Sol e à chuva. Conseguimos atribuir leveza ao produto”, reforça Rafaella.

Arquitetura modernista

Inspirada nas fachadas dos edifícios modernistas, o estúdio do arquiteto e designer Lucas Caramés criou a mesa Fachadas. De alumínio preto, imbuia, pedra quartzito verde-gaia e vidro canelado, a peça apresenta uma combinação única de materiais que conferem sofisticação e originalidade ao seu visual.

Foto: Divulgação

O designer destaca os principais benefícios estéticos e funcionais do alumínio presente no seu produto:

“Gosto de pensar no alumínio como um material versátil e de fácil manejo. Diferente de outros materiais, como o aço carbono, ganhamos velocidade e conseguimos trabalhar com acabamentos mais refinados. Sua leveza e versatilidade também favorecem seu uso em diferentes ambientes externos e internos, com garantia de durabilidade e resistência que oferecem uma longa vida útil às peças, reduzindo a necessidade de manutenção. Em caso de itens que precisam ser trabalhados com maior resistência, conseguimos nos adaptar com a variedade de modelos ofertados pelo mercado, garantindo reforços estruturais onde for preciso”, afirma.

Caramés acredita ainda que o uso do alumínio como material para peças de mobiliário está ganhando popularidade e esse fato se deve à crescente preocupação com a sustentabilidade, à capacidade do alumínio de se adaptar a estilos de design modernos e minimalistas, bem como ao avanço tecnológico que torna o material mais acessível para diversas aplicações industriais e comerciais, especialmente para atender a demanda por produtos mais leves e eficientes.

A mesa, que foi indicada na categoria “Identidade Brasileira Profissional do Prêmio Salão Design 2023”, está disponível na Muma, loja de móveis de design do Brasil, em duas versões: de centro ou lateral. Nas lojas físicas da Muma ainda é possível customizar. A estrutura de alumínio preto pode ser feita nas cores branco, chumbo e aço corten; o tampo de madeira pode ser de madeira natural freijó, madeira laminada ebanizada, imbuia ou pau-ferro; e a pedra de quartzito pode ser substituída por mármore ou granito.

Casa Cor São Paulo 2023

Uma novidade brilhante e inovadora toma conta da Casa Cor São Paulo este ano, por meio do talento da arquiteta Luciana Viganó. Em seu ambiente, intitulado The Bar Caracol, ela apresenta uma surpreendente aplicação de revestimento com alumínio colorido e contornos orgânicos.

Foto: André Mortatti

O espaço tem conquistado visitantes com seu charme singular, tornando-se um sucesso na mostra. O alumínio utilizado é de última geração, exemplificando toda a versatilidade e modernidade desse material fascinante, que promete elevar o conceito de design e sofisticação no evento.

Crédito da imagem de abertura: Divulgação Hydro

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima