Novelis-Perspectiva-Parque-das-Candeias (1)

Novelis constrói parque urbano em Ouro Preto (MG)

Espaço de lazer e esportes será gerido pela prefeitura municipal da cidade mineira

A Novelis – companhia que atua nas áreas de laminação e reciclagem de alumínio – e a prefeitura de Ouro Preto (MG) assinaram um contrato de comodato e promessa de doação do Parque Urbano das Candeias, instalado no antigo depósito de rejeitos da Alcan, no bairro Jardim Alvorada.

Reabilitado ambientalmente, o espaço passa a constituir um legado da companhia para o município de Ouro Preto. No total, são mais de 90 mil m2 entre áreas verdes e construídas. As obras tiveram início em junho de 2021 e a previsão de entrega é para maio deste ano.

“Construímos o parque como forma de agradecimento pelos anos em que operamos na cidade, mas também com o desejo de que os cidadãos possam contar com um espaço que promoverá saúde e bem-estar”, afirma Eunice Lima, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis.

 A prefeitura municipal assume a gestão e manutenção do parque, assegurando o correto uso pela população de Ouro Preto em atividades artísticas, culturais, sociais e de lazer.

“O Parque das Candeias é mais uma área que se abre na urbe de Ouro Preto e a prefeitura cuidará dele com muito carinho e empenho. Com a recuperação ambiental, nós passamos a ter uma área verde que também trará qualidade para o ar e para a vida de todos”, afirma o prefeito Angelo Oswaldo.

A candeia é uma árvore típica da Mata Atlântica de Ouro Preto e está profundamente ligada à vida ouro-pretana.

O espaço contará com os seguintes setores:

  • Centro de vivência com sanitários externos para uso coletivo;
  • Guarita/portaria;
  • Estacionamento de veículos com 13 vagas;
  • Três módulos sanitários com banheiros individuais;
  • Playground;
  • Academia ao ar livre;
  • Quadra poliesportiva;
  • Arena de areia;
  • Campo de futebol society;
  • Pista de skate street com 200 m2;
  • Ciclovia;
  • Iluminação externa;
  • Conjunto de fossa séptica e filtro anaeróbio e biodigestor na área da guarita e três caixas d’água de 15 mil litros.

Veja também:

Ações sustentáveis da indústria do alumínio são destaque no ‘Financial Times’

Por conta do aniversário de 50 anos do International Aluminium Institute (IAI), o jornal britânico Financial Times vem publicando uma série de conteúdos que descrevem a jornada da entidade e da indústria do alumínio. O artigo ‘Aluminium: shaping a better tomorrow’, assinado por Mills Prosser, secretário-geral do IAI, aponta as contribuições do metal para o

Dia da Indústria: a importância do setor produtivo do alumínio brasileiro

Em 25 de maio comemora-se o Dia da Indústria. De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), o setor produtivo brasileiro respondeu por 22,2% do Produto Interno Bruto (PIB) e por 71,8% das exportações brasileiras em 2021. Os dados mais recentes indicam que o setor industrial também representa 68,6% do investimento empresarial em pesquisa

Folhas de alumínio para baterias de íons de lítio serão produzidas no Brasil

A produção de folhas de alumínio no Brasil, destinada majoritariamente para o setor de embalagens, em breve ganhará uma nova e importante aplicação. Um projeto desenvolvido pela parceria entre Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná irá avaliar a viabilidade da utilização da folha de alumínio nacional

Rolar para cima