MRN_filhote

MRN promove libertação de 3 mil filhotes de quelônios em Oriximiná, no Pará

Programa envolve esforços conjuntos para proteger espécies e promover o desenvolvimento sustentável na região

No mês de fevereiro, a Mineração Rio do Norte (MRN), por meio do Programa Quelônios do Rio Trombetas (PQT), promoveu um evento emocionante na Praia do Capitari, no Lago Erepecú, em Oriximiná (PA). Esse local foi escolhido para a libertação de, aproximadamente, 3 mil filhotes de quelônios na natureza.

Além da participação da MRN, a iniciativa é coordenada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e conta também com a parceria do Instituto Ipê e de comunidades quilombolas do Alto Trombetas, em Oriximiná.

Desde a coleta dos ovos nas praias de desova até a libertação dos animais, o PQT monitora de perto o ciclo de vida dos quelônios, assegurando a preservação das espécies na região. Por essa razão, o evento foi simbólico, marcando o retorno dos filhotes às águas após meses de cuidado e proteção.

O programa envolve famílias das comunidades locais, as quais contribuem como voluntárias na proteção dos ninhos, coleta dos ovos e libertação dos filhotes. Essa participação é essencial para o êxito da ação, pois promove a integração da comunidade nas iniciativas de conservação ambiental.

“É com grande orgulho que a MRN participa desse projeto como forma de garantir a preservação das espécies e o desenvolvimento sustentável da região. O nosso modo de contribuir com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável é mantendo essa parceria junto com o órgão e as comunidades, nos empenhando nessa campanha de sensibilização com os moradores”, destaca Genilda Cunha, analista de Relações Comunitárias da MRN.

Foto: Divulgação MRN 

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima