MRN_dia_mulher_ciencia_materia

MRN promove evento sobre a participação de mulheres na ciência

Objetivo é compartilhar histórias e vivências profissionais na empresa

Em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado em 11 de fevereiro, a Mineração Rio do Norte (MRN) organizou um bate-papo online por meio do Programa de Diversidade e Inclusão “MRN Pra Todos”.

Com mediação de Loyana Demétrio, analista de Comunicação da companhia, a roda de conversa reuniu 100 participantes e contou com a presença de Keila Palheta (geóloga), Eliane Pereira (engenheira química) e Morganna Bárbara (médica do trabalho).

Morganna, que atua no Hospital de Porto Trombetas, contou que o apoio recebido no início da carreira foi fundamental diante das dificuldades encontradas no caminho.

“Lembro-me de que, nas minhas primeiras consultas, os pacientes sempre olhavam de maneira desconfiada. ‘Será que essa menina sabe o que está fazendo?’, alguns questionavam. Hoje, é gratificante ver as pessoas apoiando mulheres a conquistar novos espaços em lugares tão distintos”, relata a médica.

 Há 12 anos na MRN, a geóloga Keila participa ativamente dos programas de engajamento da empresa. No passado, a profissional liderou o Grupo Maximização do Potencial Humano. Para ela, ter mulheres desenvolvendo papéis de liderança no meio corporativo é algo singular.

“Temos buscado direcionar as oportunidades para esse público e estamos obtendo sucesso, pois a mulher, naturalmente, tem um perfil matriarcal, do cuidado, da atenção. E temos observado que esse ‘toque feminino’ tem feito diferença na geologia”, relata.

À frente do Departamento de Engenharia de Processos da empresa, Eliane aponta que o laboratório químico da MRN é o setor que reúne o maior número de mulheres especialistas na área de Ciência e Tecnologia.

“É motivo de orgulho saber que nós temos a primeira mulher no departamento e que ela atua com grande responsabilidade. Também sou grata à MRN, que, após anos de trabalho dedicados à mineração e à metalurgia, levou-me da área técnica para a de gestão. Isso, sem dúvida, é simbólico e abrirá portas para outras mulheres na área de mineração”, comemora Eliane.

Foto: Divulgação MRN

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima