30283159312_26de423b85_k

Mobilidade do futuro

No final do século 19, Júlio Verne escreveu sobre uma fantástica viagem em que o cavalheiro inglês Phileas Fogg e seu valete, Passepartout, tentavam circum-navegar o planeta. “A volta ao mundo em 80 dias” ficou conhecida como uma das maiores obras da literatura mundial.

Assim como Fogg almejou em sua jornada, um grupo de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, quis levar a sua obra para viajar o mundo. Trata-se de uma motocicleta elétrica criada pelos alunos, que apostam que o futuro da mobilidade é elétrico. Batizada de STORM Wave, a moto apresentou alguns problemas elétricos na bateria – que consiste em 24 cartuchos modulares com 28.5 kWh de energia, o que lhe dá um alcance de 380 quilômetros percorridos com apenas uma carga.

A solução encontrada pelos estudantes para o problema da bateria foi desenvolver os cartuchos em alumínio extrudado, o que otimizou tanto a força do veículo quanto seu peso. A colaboração da SAPA, fabricante de extrudados de alumínio, foi essencial para o sucesso do projeto, pois a empresa mostrou à equipe universitária como o metal pode ser bem utilizado e integrado aos veículos em geral.

Assim que o modelo teve os ajustes feitos, foi colocado à prova em uma viagem de 80 dias por diferentes regiões do mundo. O objetivo era mostrar a importância do transporte elétrico no futuro, não apenas na Europa, Américas e China, mas em países em que a população sequer tinha conhecimento de transporte com o suporte de bateria, como o Quirguistão, na Ásia Central.

O grupo saiu de Eindhoven, passou pela Turquia, Iran e Quirguistão, para depois chegar à China. Entrou em um avião para Seattle e atravessou os Estados Unidos até Nova York. Depois, voou novamente, até Paris, e dirigiu as últimas centenas de quilômetros de volta a Eindhoven.

A equipe que desenvolveu a STORM Wave consistia em 23 estudantes, sendo que apenas 5 deles tinham o preparo necessário para dirigir a motocicleta, portanto faziam um revezamento com o veículo. Durante o trajeto foram sendo feitas pequenas adaptações no motor, com o objetivo de melhorar sua performance, e não houve registro de problemas técnicos.

O processo de troca de bateria era feito em sete minutos pela equipe e a energia era renovada todas as noites, podendo utilizar as baterias novamente no dia seguinte, com carga total. Ao fim da viagem, que somou 23 mil quilômetros percorridos com a motocicleta elétrica, a equipe foi acompanhada por carros elétricos da Tesla, especialista na fabricação deste tipo de veículo.

Veja também:

Aluminum Extruders Council lança guia de peças extrudadas automotivas

O Aluminum Extruders Council (AEC), associação internacional dedicada a promover a utilização de produtos extrudados de alumínio na América do Norte, disponibilizou um guia automotivo interativo em seu site (www.aec.org/solutions).  A ferramenta permite visualizar todas as aplicações e compreender em profundidade o potencial dos produtos extrudados na redução de peso dos veículos, ajudando as fabricantes

Hydro divulga Relatório de Sustentabilidade 2019

A Hydro acaba de lançar o Relatório de Sustentabilidade referente às atividades de 2019, com informações de suas operações no Brasil até agosto deste ano. A publicação apresenta o desempenho da companhia em diversas áreas, como energia e mudança climática, gestão de recursos, integridade, direitos humanos e impactos na comunidade, inovação, entre outros. “Neste relatório,

Metalex anuncia investimento e se reposiciona no mercado de alumínio

A planta da Metalex instalada em Araçariguama, a cerca de 60 km de São Paulo, receberá investimento de R$ 50 milhões para ser expandida nos próximos três anos. Um dos braços da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) desde 2010, a empresa, além de ampliar sua produção e capacidade de reciclagem do alumínio, pretende entregar tarugos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Menu