MRN_materia

Mineração Rio do Norte e CESI oferecem cursos com o Projeto Educação pelo Trombetas

Iniciativa proporciona oportunidades de inclusão social e geração de renda para comunidades no Oeste do Pará

O município de Oriximiná, localizado no Oeste do Pará, vem sendo palco de uma transformação significativa graças ao Projeto Educação pelo Trombetas, uma parceria entre a Mineração Rio do Norte (MRN) e o Centro de Estudos Sociais Interestadual (Cesi).

A ação, iniciada em 2022, visa a promover a elevação da escolaridade, formação e qualificação profissional em comunidades da região.

Dentre as beneficiadas pelo projeto destacam-se as comunidades quilombolas Abuí, Serrinha e Boa Vista, situadas na região de Trombetas, além de comunidades rurais das cidades de Faro e Terra Santa. Ao todo, de junho de 2022 a dezembro de 2023, o projeto alcançou 368 estudantes, distribuídos em 28 turmas, totalizando 4.720 horas de carga horária.

Os cursos oferecidos abrangem diversas áreas, como panificação, corte e costura, condutor de carro de emergência e bombeiro civil, entre outros. A proposta é atuar em três eixos principais: elevação da escolaridade, cursos livres e formação e qualificação profissional. O objetivo é preparar os participantes para o mercado de trabalho, seja por meio de vagas oferecidas pela MRN e empresas locais, seja incentivando a criação de empreendimentos próprios.

Jéssica Naime, gerente de Relacionamento e Responsabilidade Social Corporativa da MRN, ressalta a importância do projeto como instrumento de inclusão social e geração de renda para as comunidades da região.

“Estamos muito felizes com os resultados e continuaremos trabalhando para ampliar o alcance da iniciativa, a qual tem um formato diferenciado, mais próximo da realidade das comunidades”, afirma.

Para o ano de 2024, está prevista a continuidade dos cursos oferecidos anteriormente, além da introdução de novas atividades, atendendo as demandas específicas das comunidades envolvidas. Já foram inscritos 87 novos alunos para as provas do Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), evidenciando o compromisso do projeto de contribuir para a conclusão dos ensinos Fundamental e Médio por parte dos moradores quilombolas do Oeste do Pará.

Foto: Divulgação MRN

Veja também:

Alubar apresenta nova identidade visual

Com o objetivo de refletir sua trajetória no mercado de soluções de alumínio, suas raízes amazônicas e seus valores, o Grupo Alubar realizou um rebranding e, no início de março, apresentou seu novo posicionamento e identidade visual. O reposicionamento da empresa resultou em uma frase que resume sua essência: “Nossa natureza é transformar”. Com isso,

Alcoa inaugura laboratório moderno em escola paraense

Recentemente, a Escola Municipal Professora Lígia Meireles da Cunha, em Juruti (PA), foi palco da inauguração de um laboratório de informática com equipamentos de ponta, resultado do Programa de Apoio a Projetos Locais do Instituto Alcoa. A iniciativa, selecionada no edital de 2024, visa a fortalecer a educação por meio da tecnologia. Um total de

Termomecanica celebra conquista de três novas patentes em 2024

A Termomecanica, especializada na transformação de cobre e suas ligas, assim como na fabricação de produtos de alumínio, encerrou 2024 com o registro de três novas patentes. Esse resultado foi impulsionado por um investimento de R$ 2,5 milhões no Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Ensaios (CPDE), aplicado na aquisição de equipamentos, na capacitação de colaboradores

Rolar para cima
Rolar para cima