SONY DSC

Mineração da CBA contribui com umedecimento do solo em Minas Gerais

Empresa conduz pesquisas científicas antes e após reabilitação de áreas mineradas

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) têm conduzido o Programa de Estudos Hidrológicos em áreas de mineração de bauxita na região da Zona da Mata Mineira.

As pesquisas envolvem o monitoramento de nascentes locais, a fim de avaliar a influência da atividade minerária da qualidade e quantidade de água disponível e do escoamento sobre o solo.

Resultados

Os estudos mostram uma redução significativa do escoamento superficial da água de chuva, o que favorece a infiltração no solo. A média de capacidade de infiltração é de 309 mm/h em áreas reabilitadas pós-mineração e de 148 mm/h em áreas não mineradas.

Além disso, foi verificada a redução da repelência à água – fenômeno em que os solos resistem ao umedecimento – em áreas reabilitadas, com média de 1,5%, ante 6,2% em áreas não mineradas.

Em síntese, a mineração de bauxita, em função de seus processos de aeração do solo e adubação verde e orgânica, contribui com o aumento da capacidade de umedecimento do solo em mais de 400%.

Nascentes

Na condução dos estudos de monitoramento das nascentes, foram selecionados 10 mananciais localizados nas cidades de Miraí, Muriaé, Rosário da Limeira e São Sebastião da Vargem Alegre.

O intuito é fazer um acompanhamento das bacias hidrográficas de cabeceira que contenham jazidas de bauxita em sua área de drenagem e traçar um comparativo entre os períodos antes e após a mineração.

A partir das observações, a CBA e a UFV levam aos proprietários rurais as informações sobre os cuidados com a produção agrícola, a importância da preservação das nascentes e os benefícios do processo de reabilitação ambiental.

“Os resultados reforçam que a atividade minerária é feita de forma responsável e sustentável. Trabalhamos em conjunto com a UFV, deixando um legado positivo para as comunidades em que atuamos e para a ciência, com publicações abertas que vêm servindo como referência para o setor mineral e ambiental”, explica Christian Fonseca de Andrade, gerente das Unidades da CBA na Zona da Mata Mineira.

Foto: Divulgação CBA

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima