Empresa de bebidas do Grupo Edson Queiroz, a Minalba Brasil anunciou ao mercado brasileiro o lançamento da primeira lata de alumínio de água mineral com descrição em braille na tampa, permitindo que os consumidores com deficiência visual identifiquem o produto pelo tato.
A iniciativa tem como objetivo tornar a experiência de compra e consumo mais acessível para pessoas cegas e com baixa visão. Para desenvolver essa embalagem inclusiva, a companhia contou com o suporte da Ball Corporation, empresa mundial de embalagens sustentáveis de alumínio, e consultoria da Fundação Dorina Nowill para Cegos.
A lata de alumínio não apenas é sustentável e reciclável, mas também oferece benefícios como uma distribuição mais ampla de bebidas e maior proteção contra fatores externos, como raios UV. A introdução do braille na tampa das latas Minalba representa um passo importante para a acessibilidade e inclusão no mercado de bebidas.
A ação, denominada #LataPraTodosVerem, busca promover a acessibilidade no mercado de bebidas e atender as necessidades de mais de 6,5 milhões de pessoas com deficiência visual no Brasil.
“Esse é mais um marco em nossa trajetória ESG [sigla em inglês para Environmental, Social and Governance]. Fomos pioneiros em oferecer água mineral em lata de alumínio, uma embalagem infinitamente reciclável. Também lançamos o primeiro produto social do segmento de bebidas, disponibilizando uma versão especial de Minalba lata em parceria com a Gerando Falcões, e agora apresentamos a primeira lata inclusiva. Por meio dessa parceria, mostramos nosso DNA inovador e trabalhamos por uma causa tão importante”, afirma Aelio Silveira, diretor-superintendente da Minalba Brasil.
As latas com descrição em braille estarão disponíveis em toda a linha de produtos da Minalba e serão encontradas no mercado brasileiro. A primeira produção será destinada aos camarotes do evento Tomorrowland Brasil 2023, um dos maiores festivais de música eletrônica do mundo, que será realizado de 12 a 14 de outubro, em Itu (SP).
Foto: Divulgação Minalba Brasil