New coffee foil bag on wood table

Mais sabor, menos carbono

O alumínio na embalagem de café mantém a qualidade e é essencial na economia circular

A hora do café é sagrada na mesa dos brasileiros: segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), as pessoas nascidas aqui consomem, em média, 81 litros da bebida por ano. Mas a qualidade, o frescor, o sabor e o aroma certos precisam estar bem-embalados para que possam chegar à xícara da mesma maneira que saíram das mãos dos fabricantes. A verdade é que a embalagem, muitas vezes subestimada, desempenha um papel importante na preservação do produto.

Nesse contexto, há duas opções que se destacam no mercado: embalagem a vácuo e embalagem do tipo “almofada”. A primeira impede o contato do café com o oxigênio, evitando a deterioração das propriedades orgânicas. É comumente utilizada para cafés gourmet ou em grãos. Já a segunda é ideal para aqueles tradicionais ou moídos, mantendo o frescor e o aroma, porém com prazo de validade um pouco mais curto.

Seja qual for o tipo, é crucial o uso de sacos laminados com várias camadas. Essa técnica protege a mercadoria contra umidade, luz e troca de gases, proporcionando uma obsolescência mais demorada. Sendo o alumínio um aliado essencial, com alta resistência, ele impede a penetração do ar externo e garante a integridade do produto por um período mais longo.

Assunta Camilo, especialista em embalagens, palestrante internacional e diretora do Instituto de Embalagens, exemplifica que o café torrado e moído é uma delicada sinfonia de sabores e aromas suscetíveis à oxidação. Por esse motivo, o alumínio é uma escolha inteligente para embalagem desse tipo de café. Ele oferece propriedades de barreira à luz, ao vapor d’água e a aromas, garantindo a integridade da mercadoria.

“Quando o alumínio é integrado às embalagens plásticas flexíveis, as características originais do café são preservadas por mais tempo. A alta barreira ao oxigênio e ao vapor d’água conferida pelo material é a chave para esse sucesso”, acrescenta Thiciano Arthur Solagna, gestor-comercial da Lamipack Embalagens.

O executivo ainda pontua a versatilidade da matéria-prima. Isso porque, independentemente do tipo de café – grãos especiais, blends ou solúveis –, as embalagens com alumínio adaptam-se perfeitamente.

Foto: Divulgação Nespresso

Sustentabilidade

O alumínio, presente em diversas embalagens de café, proporciona durabilidade, leveza, conservação prolongada e reciclabilidade infinita. Essas características são um pilar essencial do ponto de vista dos custos, mas também reforçam sua contribuição positiva ao meio ambiente.

“Além disso, a leveza das embalagens compostas de alumínio permite a redução do consumo de combustível, o que diminui de forma significativa a emissão de gases poluentes na cadeia logística para o transporte de embalagens de café”, afirma Fernando Varella, diretor do Negócio Produtos Transformados da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA).

A CBA, por exemplo, é uma empresa comprometida com a agenda ESG, apoiando a indústria cafeeira e fomentando a oferta de embalagens eco-friendly. A companhia oferece alumínio de baixo carbono, com emissões quatro vezes abaixo da média mundial.

“Patenteamos uma tecnologia inédita, 100% nacional, para reciclagem de embalagens multimateriais, capaz de isolar o alumínio e o plástico. Essa solução não apenas contribui para as metas de sustentabilidade, mas também gera valor para a cadeia de reciclagem, incentivando a coleta seletiva”, informa Varella.

A tecnologia visa à crescente reutilização de embalagens pós-consumo, em que o alumínio garante a segurança alimentar. Ao evitar que os pacotes utilizados sigam para aterros, a solução promete gerar economia circular para o ecossistema.

“Atendemos rigorosamente os padrões da FDA e da Anvisa para embalagens de produtos alimentícios. Somos parceiros da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) para iniciativas de sustentabilidade e promoção do alumínio como aliado ao café e ao meio ambiente”, assegura Varella.

A Novelis que também faz parte desse jogo na busca de embalagens de café cada vez mais sustentáveis, desenvolveu uma parceria com a empresa suíça Nespresso para fornecimento de alumínio que compõe as cápsulas de café.

“Esse acordo de longa data concentra-se na implementação de processos de fabricação mais sustentáveis em toda a cadeia de abastecimento. Como tal, aumentamos a quantidade de alumínio reciclado nas cápsulas de café e estamos desenvolvendo soluções adicionais de reciclagem de fim de vida para maior circularidade”, pontua Solange Akiama, gerente-sênior de Excelência Comercial e Marketing da Novelis América do Sul.

A busca de métodos mais sustentáveis em toda a cadeia de produção do café em cápsula reflete o compromisso da Novelis e da Nespresso de equilibrar o prazer da bebida com a responsabilidade ambiental, promover um consumo consciente e contribuir para um futuro mais verde.

“O alumínio é escolhido por muitas marcas de café para produzir cápsulas de longa duração, preservando o sabor e o aroma. Além disso, é perfeito para a economia circular, sendo reciclável infinitas vezes sem perder suas características”, reforça Solange Akiama.

Foto: Divulgação L’OR

Tendência e atrativos

Além da proteção física, sustentabilidade e inovação, a impressão em filme laminado tem um papel importante na comunicação com o consumidor. Informações técnicas, logísticas e regulatórias devem estar presentes, mas a criatividade no leiaute é essencial para transmitir o valor da marca.

Segundo Varella, da CBA, a versatilidade do alumínio permite uma ampla gama de geometrias e propostas inovadoras. Cápsulas, envelopes individuais e embalagens de diferentes tamanhos são algumas das possibilidades. A flexibilidade no design, combinada com diversos acabamentos e artes, diferencia os produtos no mercado e impacta positivamente a percepção do consumidor.

“O aumento do consumo de café em cápsulas e drip coffee reflete a busca de praticidade. Estruturas como PET+AL+PEBD e Papel+AL+PEBD são comuns, destacando a flexibilidade para atender as diversas demandas dos consumidores”, exemplifica Assunta.

O cliente também incentiva inovações a partir de suas necessidades. A integração de tecnologia, como o QR Code nas embalagens, é uma tendência que melhora a experiência do consumidor.

De acordo com a diretora do Instituto de  Embalagens, informações e rastreabilidade desde a origem até a xícara podem ser cruciais. A demanda por embalagens convenientes, que podem ser fechadas novamente, cápsulas de dose única e pacotes fáceis de abrir demonstram a crescente importância da praticidade. Assunta cita uma novidade do cenário externo:

“No Brasil, ainda é incomum ver café enlatado pronto para beber nas gôndolas. No exterior, os jovens consumidores gostam do formato pela conveniência e praticidade para consumo on-the-go. No e-commerce, é possível comprar marcas internacionais de café pronto para consumo em latas de alumínio, como a Let’s Be Mild Coffee e Mocha OKF. Outras marcas que também escolheram o formato são a Illy e a Starbucks”, destaca Assunta, já que os próprios consumidores estão impulsionando a procura de embalagens de café sustentáveis.

Além dos benefícios ambientais, as latas de alumínio oferecem oportunidades econômicas. Elas são 100% recicláveis, retornando ao ciclo produtivo. E a reciclagem de alumínio reduz o consumo de energia e a extração de recursos naturais, o que proporciona impacto positivo na cadeia produtiva.

Nesse quesito e sobre as tendências atuais de design, Solagna, da Lamipack Embalagens, fala dos apelos visuais focados no produto.

“Há uma tendência para embalagens com visual mais limpo e apelos mais sustentáveis. Para cafés gourmet, cores vivas e padrões elegantes são estratégias visuais de destaque. Nas embalagens para café a vácuo, a vedação é conferida pelo filme laminado com o alumínio, garantindo uma embalagem totalmente selada. O processo assegura que grãos, café instantâneo ou em pó mantenham sua frescura por mais tempo. Clientes mais exigentes optam por embalagens com alumínio que preservem todas as principais propriedades do grão”, explica.

Foto: Divulgação Melitta

Casos de sucesso

Agora chegou a hora de se inspirar em quem faz dar certo. Arthur Solagna, da Lamipack Embalagens, revela que marcas premium frequentemente escolhem embalagens laminadas com alumínio para preservar a frescura e a qualidade do café. Além disso, algumas empresas destacam a reciclabilidade do alumínio como parte de seus esforços sustentáveis. Como dito tantas vezes, são pilares importantes para negócio e público.

Conforme já mencionado, a colaboração global entre a Novelis e a Nespresso destaca-se como um case de sucesso. Akiama compartilha:

“Desenvolvemos essa parceria duradoura com o intuito de fornecer alumínio para cápsulas de café, agora com 80% de conteúdo reciclado. A colaboração almeja oferecer qualidade e impulsionar soluções de reciclagem para maior circularidade”, reforça.

Na fronteira da sofisticação, a marca L’OR destaca-se com o lançamento exclusivo do espresso L’OR Chocolate, integrante da aclamada linha L’OR Sabores. Ele promete uma experiência aromática com sutis nuances de chocolate amargo. Embaladas em cápsulas de alumínio, compatíveis com máquinas Nespresso, a novidade traz um espresso refinado, mas também serve como base para criações inovadoras.

Em paralelo, a Melitta ingressa no cenário ao integrar cápsulas de café de alumínio ao seu portfólio de espressos, redefinindo a experiência do consumidor. Com intensidades variadas de 8 a 11, a linha apresenta versões como Ristretto, Marcato®, Audacce®, Lungo Intenso e Descafeinado Intenso, proporcionando uma variedade de notas sensoriais distintas para atender os diversos paladares.

Crédito da imagem de abertura:  Janoon / br.freepik.com

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