Embalagem com recorde de reciclagem no Brasil – índice de 98,7% em 2021 – a lata de alumínio, tradicionalmente utilizada para envasar cervejas e refrigerantes no país, tem conquistado outros segmentos nos últimos anos.
Segundo Solange Akiama, gerente sênior de Excelência Comercial e Marketing da Novelis, as marcas têm acompanhado as mudanças de comportamento do consumidor, principalmente a exigência de soluções com menor impacto ambiental.
Nesse contexto, e pela infinita capacidade de reciclagem, as embalagens de alumínio se apresentam como a melhor alternativa sustentável para a indústria de bebidas e seguem em expansão a comercialização diversificada em lata.
“É o caso da água, vinho, energético, hard seltzers (água com gás, álcool e aromas) e RTDs (ready-to-drink) – versões de drinks clássicos prontos para consumo. Com o aumento da variedade, surgem rótulos e oportunidades para desenvolver novas cores de tampas e lacres, ampliando as possibilidades de customização e despertando o interesse do consumidor”, explica Solange.
De acordo com Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball para América do Sul, até setembro de 2022, a empresa já havia dobrado as vendas de latas para água – categoria que surgiu no Brasil em 2020 – em comparação ao ano anterior.
“Já as vendas do envase para gin registraram aumento de 160% entre janeiro e outubro de 2022, ante o mesmo período de 2021”, afirma.
Oportunidades de mercado
A gerente da Novelis comenta que houve alta na demanda por lata para bebidas no período da pandemia da Covid-19. Mas com a volta do consumo em bares e restaurantes em 2022, a embalagem passou a concorrer com opções de armazenamento em outros materiais.
“Já o mercado de bebidas premium tem crescido graças a uma boa dose de inovação e ao entusiasmo dos fabricantes que contam com um portfólio focado em oferecer sabores e experiências de consumo ao cliente. Somado a isso, a volta do Carnaval, após dois anos de suspensão devido à pandemia, projeta expectativa positiva para o mercado em 2023”, destaca Solange.
Conheça abaixo, as vantagens da latinha para empresas de bebidas e para os consumidores.
Segurança
A latinha proporciona maior segurança para toda a cadeia de produção até chegar ao consumidor.
“Isso porque o alumínio atua como uma barreira a fatores externos, como luz, umidade, oxigênio e micro-organismos, impedindo que o produto se danifique ou tenha as suas características sensoriais comprometidas, como sabor, aroma e tonalidade”, explica a gerente da Novelis.
Exposição da marca
Para as empresas, a embalagem é uma excelente opção do ponto de vista de branding, visto que funciona como uma tela de 360 graus para a aplicação de rótulos.
“A lata de alumínio oferece maior possibilidade de promoção na gôndola e uma opção de envase que leva a bebida para locais e momentos de consumo onde outras embalagens não são tão oportunas”, frisa o diretor da Ball.
Para Braga, a latinha também é uma oportunidade para que empresas envasadoras deem passos em direção à sustentabilidade dos negócios, agregando ao portfólio um produto 100% e infinitamente reciclável.
“Um fato interessante é que 75% de todo alumínio produzido até hoje no mundo ainda está em uso, o que demonstra sua versatilidade e possibilidade de reciclagem infinita”, acrescenta Braga.
Economia circular
A lata é uma opção mais sustentável para o meio ambiente, já que o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perder as propriedades. Essa circularidade contribui com a geração de emprego e renda.
“Não é de hoje que o alumínio é tido como uma solução na busca por uma economia verdadeiramente circular, além de atender a preferência dos consumidores por produtos mais sustentáveis”, afirma o diretor da Ball.
Para os diversos stakeholders envolvidos na cadeia do alumínio, a embalagem também significa um passo em direção ao cumprimento de metas, levando a uma rotina de consumo consciente e ajudando a construir um futuro sustentável pautado em uma economia verdadeiramente circular.
Benefícios para o consumidor
As bebidas gelam mais rápido e os diferentes formatos da lata podem levar mais praticidade e mobilidade aos consumidores.
A lata é inviolável e ideal para eventos e atividades ao ar livre, pois é leve, fácil de transportar e não se fragmenta ao cair.
“A embalagem evita geração de resíduos, pelo alto valor para reciclagem e gera incremento de renda para mais de 800 mil famílias de catadores no Brasil. Além disso, oferece a quem está consumindo a certeza de que, se descartada corretamente, voltará às prateleiras como uma nova lata em até 60 dias”, salienta o executivo da Ball.
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