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

Latinha: vantagens da embalagem de alumínio atraem novos tipos de bebidas

Indústria já apresenta água, suco, café, energéticos e outros tipos de bebidas no envase

Embalagem com recorde de reciclagem no Brasil – índice de 98,7% em 2021 – a lata de alumínio, tradicionalmente utilizada para envasar cervejas e refrigerantes no país, tem conquistado outros segmentos nos últimos anos.

Segundo Solange Akiama, gerente sênior de Excelência Comercial e Marketing da Novelis, as marcas têm acompanhado as mudanças de comportamento do consumidor, principalmente a exigência de soluções com menor impacto ambiental.

Nesse contexto, e pela infinita capacidade de reciclagem, as embalagens de alumínio se apresentam como a melhor alternativa sustentável para a indústria de bebidas e seguem em expansão a comercialização diversificada em lata.

“É o caso da água, vinho, energético, hard seltzers (água com gás, álcool e aromas) e RTDs (ready-to-drink) – versões de drinks clássicos prontos para consumo. Com o aumento da variedade, surgem rótulos e oportunidades para desenvolver novas cores de tampas e lacres, ampliando as possibilidades de customização e despertando o interesse do consumidor”, explica Solange.

De acordo com Estevão Braga, diretor de Sustentabilidade da Ball para América do Sul, até setembro de 2022, a empresa já havia dobrado as vendas de latas para água – categoria que surgiu no Brasil em 2020 – em comparação ao ano anterior.

“Já as vendas do envase para gin registraram aumento de 160% entre janeiro e outubro de 2022, ante o mesmo período de 2021”, afirma.

Oportunidades de mercado

A gerente da Novelis comenta que houve alta na demanda por lata para bebidas no período da pandemia da Covid-19. Mas com a volta do consumo em bares e restaurantes em 2022, a embalagem passou a concorrer com opções de armazenamento em outros materiais.

“Já o mercado de bebidas premium tem crescido graças a uma boa dose de inovação e ao entusiasmo dos fabricantes que contam com um portfólio focado em oferecer sabores e experiências de consumo ao cliente. Somado a isso, a volta do Carnaval, após dois anos de suspensão devido à pandemia, projeta expectativa positiva para o mercado em 2023”, destaca Solange. 

Conheça abaixo, as vantagens da latinha para empresas de bebidas e para os consumidores.

Segurança

A latinha proporciona maior segurança para toda a cadeia de produção até chegar ao consumidor.

“Isso porque o alumínio atua como uma barreira a fatores externos, como luz, umidade, oxigênio e micro-organismos, impedindo que o produto se danifique ou tenha as suas características sensoriais comprometidas, como sabor, aroma e tonalidade”, explica a gerente da Novelis.

Exposição da marca

Para as empresas, a embalagem é uma excelente opção do ponto de vista de branding, visto que funciona como uma tela de 360 graus para a aplicação de rótulos.

“A lata de alumínio oferece maior possibilidade de promoção na gôndola e uma opção de envase que leva a bebida para locais e momentos de consumo onde outras embalagens não são tão oportunas”, frisa o diretor da Ball. 

Para Braga, a latinha também é uma oportunidade para que empresas envasadoras deem passos em direção à sustentabilidade dos negócios, agregando ao portfólio um produto 100% e infinitamente reciclável.

“Um fato interessante é que 75% de todo alumínio produzido até hoje no mundo ainda está em uso, o que demonstra sua versatilidade e possibilidade de reciclagem infinita”, acrescenta Braga.

Economia circular

A lata é uma opção mais sustentável para o meio ambiente, já que o alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perder as propriedades. Essa circularidade contribui com a geração de emprego e renda.

“Não é de hoje que o alumínio é tido como uma solução na busca por uma economia verdadeiramente circular, além de atender a preferência dos consumidores por produtos mais sustentáveis”, afirma o diretor da Ball.

Para os diversos stakeholders envolvidos na cadeia do alumínio, a embalagem também significa um passo em direção ao cumprimento de metas, levando a uma rotina de consumo consciente e ajudando a construir um futuro sustentável pautado em uma economia verdadeiramente circular. 

Benefícios para o consumidor

As bebidas gelam mais rápido e os diferentes formatos da lata podem levar mais praticidade e mobilidade aos consumidores.

A lata é inviolável e ideal para eventos e atividades ao ar livre, pois é leve, fácil de transportar e não se fragmenta ao cair.

“A embalagem evita geração de resíduos, pelo alto valor para reciclagem e gera incremento de renda para mais de 800 mil famílias de catadores no Brasil. Além disso, oferece a quem está consumindo a certeza de que, se descartada corretamente, voltará às prateleiras como uma nova lata em até 60 dias”, salienta o executivo da Ball.

Crédito da imagem de abertura: olegdoroshin/br.freepik.com

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Confira a programação de cursos e webinars da ABAL para os próximos meses

A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) está com as inscrições abertas para cursos e capacitações online para os meses de maio, junho e julho. Os treinamentos são destinados aos profissionais interessados em aprimorar habilidades na indústria do metal. Confira a programação:  Webinar gratuito – Transmitido ao vivo via Zoom e com vagas limitadas  29 de maio – Laminados de alumínio

Rolar para cima
Rolar para cima