banner-a-termomecanica (1)

Laboratório da Termomecanica é acreditado pelo Inmetro

Escopo de análises é ampliado para outros metais além do cobre, como o alumínio

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios da Termomecanica (CPDE) foi certificado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, de 2017. Com isso, o laboratório alcança um patamar internacional de qualidade de análises e de confiabilidade dos dados gerados.

Na prática, o CPDE poderá ofertar ensaios químicos, mecânicos e elétricos, de caracterização de materiais metálicos, como alumínio, aço, cobre, zinco, entre outros, para empresas, pesquisadores e universidades.

“O nosso laboratório sempre foi referência em pesquisa e desenvolvimento e no controle de qualidade no que diz respeito a fabricação de cobre. No entanto, a ampliação do escopo de análises para outros metais nos permite ajudar também as empresas que requerem esse tipo de análise com elevado grau de competência, mas que não têm um volume suficiente de ensaios que justifique os elevados investimentos — tanto em mão de obra como em estrutura — necessárias para a manutenção de um centro como esse”, explica Marcio Rodrigues da Silva, coordenador do CPDE.

Segundo o profissional, o selo ainda contribuirá para aumentar a capacidade de produção e dar sustentação ao desenvolvimento de novas ligas, fatores que reforçam a estratégia de exportações da empresa. 

Nos últimos anos, a Termomecânica investiu cerca de R$ 2,5 milhões no CPDE, tanto em reformas estruturais, como em equipamentos com tecnologia de ponta. Além disso, desenvolveu um Sistema de Gestão Laboratorial (SGL), em conjunto com a área de Tecnologia de Informação, para atender a complexidade e o volume de análises.

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima