banner-a-termomecanica (1)

Laboratório da Termomecanica é acreditado pelo Inmetro

Escopo de análises é ampliado para outros metais além do cobre, como o alumínio

O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Ensaios da Termomecanica (CPDE) foi certificado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE), de acordo com a norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, de 2017. Com isso, o laboratório alcança um patamar internacional de qualidade de análises e de confiabilidade dos dados gerados.

Na prática, o CPDE poderá ofertar ensaios químicos, mecânicos e elétricos, de caracterização de materiais metálicos, como alumínio, aço, cobre, zinco, entre outros, para empresas, pesquisadores e universidades.

“O nosso laboratório sempre foi referência em pesquisa e desenvolvimento e no controle de qualidade no que diz respeito a fabricação de cobre. No entanto, a ampliação do escopo de análises para outros metais nos permite ajudar também as empresas que requerem esse tipo de análise com elevado grau de competência, mas que não têm um volume suficiente de ensaios que justifique os elevados investimentos — tanto em mão de obra como em estrutura — necessárias para a manutenção de um centro como esse”, explica Marcio Rodrigues da Silva, coordenador do CPDE.

Segundo o profissional, o selo ainda contribuirá para aumentar a capacidade de produção e dar sustentação ao desenvolvimento de novas ligas, fatores que reforçam a estratégia de exportações da empresa. 

Nos últimos anos, a Termomecânica investiu cerca de R$ 2,5 milhões no CPDE, tanto em reformas estruturais, como em equipamentos com tecnologia de ponta. Além disso, desenvolveu um Sistema de Gestão Laboratorial (SGL), em conjunto com a área de Tecnologia de Informação, para atender a complexidade e o volume de análises.

Veja também:

Indústria do alumínio mantém operações na fase vermelha em São Paulo

Por conta das medidas mais rigorosas anunciadas pelo Governo do Estado de São Paulo para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) divulgou um parecer sobre a manutenção das atividades no período. Segundo análise dos atos normativos do ‘Plano São Paulo’, a indústria do alumínio pode funcionar normalmente

Instituto Alcoa abre inscrições para ações de apoio a projetos locais

Anualmente, o Instituto Alcoa desenvolve o Programa de Apoio a Projetos Locais. O objetivo é colaborar com iniciativas de organizações da sociedade civil ou do poder público voltadas as áreas de educação e de geração de trabalho e renda, nas regiões em que a companhia possui suas operações. A edição 2021 já está com inscrições

Termomecanica passará a produzir vergalhões de alumínio

Apesar da pandemia da Covid-19, a perspectiva da Termomecanica é de crescimento em novos mercados no Brasil e de aumento das exportações neste ano. A partir do segundo semestre, a empresa iniciará a fabricação de vergalhões de alumínio e o desenvolvimento de ligas especiais, para atender principalmente a indústria elétrica. “Acreditamos que os indicadores industriais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima