hydro_albras_materia (1)

Iniciativa da Hydro e Albras em Barcarena ganha livro e documentário

Projeto Memórias revela a identidade e as transformações da comunidade, explorando desde lendas locais até mudanças significativas promovidas, dando voz às diversas perspectivas da sociedade barcarenense

O projeto Memórias de Barcarena, idealizado pela Hydro e Albras, em parceria com o Museu da Pessoa e a Iniciativa Barcarena Sustentável (IBS), ganhará um livro e um documentário que serão lançados no próximo dia 29 de novembro.

A iniciativa celebra a rica história do município paraense a partir do olhar dos próprios moradores. As pesquisas e entrevistas coletadas trazem narrativas inspiradoras acerca da tradição, cultura e cotidiano da comunidade de Barcarena. O objetivo é resgatar e preservar as diversas perspectivas da sociedade barcarenense, destacando a diversidade cultural e social, desde os descendentes dos fundadores até os indígenas, quilombolas e ribeirinhos.

O Museu da Pessoa desempenhou um papel fundamental na catalogação minuciosa dessas memórias, revelando fatos instigantes repletos de coragem e vivacidade. Exemplos de histórias incluem relatos sobre lendas locais, como a presença de “visagens” em encruzilhadas, e memórias de enforcamentos em lugares específicos da região.

Dentre os entrevistados, destaca-se Antônio Palheta dos Santos, eletricista e representante da comunidade católica de Vila do Conde, que compartilhou suas experiências e memórias das festividades religiosas locais. Outro relato marcante é o de Mário Assunção do Espírito Santo, pedagogo e líder popular de preservação das comunidades indígenas e afrodescendentes de Barcarena: riqueza cultural e espiritual das terras tradicionais.

O projeto também mostra as mudanças significativas na comunidade ao longo do tempo, especialmente com a execução de projetos que transformaram a região. Valter dos Santos Freitas, conhecido como Mestre D’Bubuia, relata as mudanças que propiciaram empregos e oportunidades para os moradores.

Foto: Divulgação Hydro

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima