A robot hand with a notebook and text 4.0. 3d illustration.

Indústria 4.0: setor do alumínio promove investimentos e parcerias estratégicas

Alcoa, CBA, Hydro e Novelis buscam avançar com novas tecnologias em suas plantas pelo País

Um levantamento encomendado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) mostra que a cadeia produtiva do alumínio está acima da média nacional em sua jornada rumo à Indústria 4.0 – conceito que engloba a automação e a integração de tecnologias avançadas no sistema produtivo. Nesse contexto, crescem os investimentos e as parcerias firmadas entre o setor, empresas e consultorias com foco em inovação.

Soluções para o negócio

A Alcoa é uma das empresas que participam do Mining Hub, espaço de diálogo e construção de soluções junto a outras mineradoras no Brasil.

Foto: Divulgação Alcoa

Marco Martini, gerente-regional de Transformação Digital da companhia, explica que, além de estratégica, essa parceria abre um leque de oportunidades com startups.

“Funciona como um acelerador de ideias e desafios do setor de mineração. De lá saem propostas disruptivas que trazem benefício para o negócio de uma forma mais inovadora, rápida e com menor custo”, explica.

A companhia já trabalha com algumas startups e tem plano de formular programas de aceleração. Atualmente, os drones, por exemplo, já fazem rotas operacionais e de inspeção nas unidades da Alcoa.

“Contamos com sensores de monitoramento de ativos que nos permitem acompanhar e garantir a prevenção de possíveis falhas em equipamentos críticos”, acrescenta o gerente.

A companhia também tem trabalhado em oportunidades operacionais que envolvam medições remotas, para que possam ser coletadas automaticamente e online, para evitar a presença e exposição do operador no campo para medir o nível de silos e o volume destinado à correia transportadora, entre outras aplicações.

A Alcoa ainda possui um time global com vasta expertise em ferramentas de modelagem e machine learning, capazes de extrair dados históricos de processos e colaborar com a tomada de decisões. Já a robotização e a automação trazem soluções para a segurança e a ergonomia das atividades de operação e evita inspeções críticas em áreas de alta exposição.

Investimentos e cocriação

Em 2017, a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA) iniciou uma jornada de transformação digital em seus processos e cultura organizacional. 

Nos últimos quatro anos, investiu R$ 32 milhões em iniciativas para indústria 4.0, em ações como uso de inteligência artificial, implementação de sala de controle de processos, aumento da sensorização de processos industriais e equipamentos para coletas de informações na operação e consolidação na arquitetura de dados (EDM). 

Em 2022, a empresa lançou o Digitall, programa de transformação para aceleração da curva de maturidade digital. Além disso, desenvolveu várias iniciativas cocriadas com startups e a área de tecnologia, por meio de ativações com o Mining Hub, o Up Lab Senai e a Amcham Labs.

“Desenvolver tecnologias em conjunto com clientes e parceiros é parte importante da nossa atuação. Ao unir times e experiência para atender demandas específicas de clientes, são apresentadas inovações transformadoras ao mercado”, comenta Albino Júnior, diretor de Tecnologia da CBA.

Veja abaixo os principais projetos desenvolvidos pela empresa:

  • Digital twin: inovação que consiste em criar uma cópia gêmea da unidade no meio digital, importando desde processos a maquinários, para que oportunidades de otimização sejam realizadas antes mesmo da implementação na unidade física. 
  • Realidade virtual: com o uso de óculos de realidade virtual, é ampliada a capilaridade dos treinamentos de manutenção, além de reduzir custos. 
  • Produção de baterias com folhas de alumínio: uma parceria com o Senai Paraná pretende trazer mudanças para o segmento de baterias de íons-lítio para dispositivos eletrônicos e veículos elétricos no Brasil, com o uso de folha de alumínio.

Implementação de novas tecnologias

A Hydro também investe continuamente em pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica rumo à transformação digital.

Foto: Divulgação Hydro

Na área de infraestrutura, o foco dos investimentos são o 4G privado, uma nova arquitetura de alta disponibilidade e velocidade para conexão com a Internet e a adoção de soluções cloud computing, que segue um rigoroso programa de proteção cibernética.

Diversas tecnologias 4.0 e disruptivas encontram-se em diferentes estágios de instalação na empresa:

  • Eliminação de quebras de equipamento industrial com Big Data e modelos preditivos baseados em aprendizado de máquina para antecipação de falhas.
  • Redução drástica da variabilidade dos processos industriais por meio do uso de modelos dinâmicos (digital Twins) em toda a cadeia produtiva.
  • Eliminação da exposição de pessoas a tarefas de risco, como os tratores teleoperados, e monitoramento remoto de ativos com o uso de satélites de baixa órbita e drones.
  • Otimização do processo de capacitação dos empregados por meio do uso de tecnologias de realidade aumentada e virtual.
  • Aumento da qualidade e rapidez na tomada de decisões por meio do processamento inteligente dos dados capturados de todas as áreas do negócio, viabilizados a partir de smart sensors e integração das camadas de dados de IT & OT (Information Technology e Operational Technology). 

A Hydro também apoia o Minera Startup, uma colaboração com a Açaí Valley e startups, visando a soluções para o negócio da empresa e com o propósito de estimular empreendedores do Estado do Pará. 

Por meio da iniciativa, a empresa selecionou as startups Ludus Studio e a Amachains. A primeira é voltada à tecnologia interativa para realizar projetos envolvendo realidade virtual, simulações interativas e realidade aumentada. Já a segunda usa o blockchain para soluções de rastreabilidade do processo produtivo para suas operações no Brasil.

“A Hydro também firma parcerias com empresas de engenharia e consultoria para a jornada da Indústria 4.0, com foco em projetos de inteligência operacional nas áreas de manutenção, otimização de processos industriais e conectividade. E, ainda, parcerias com empresas especializadas em segurança cibernética na área industrial”, revela Raphael Costa, diretor de Tecnologia de Bauxita & Alumina da empresa. 

Estratégia sólida

Atualmente, a Novelis atua com foco em quatro grandes áreas direcionadas à digitalização e Indústria 4.0:

  • Workplace of the Future – melhoria em saúde, segurança e produtividade no trabalho;
  • Energia e Sustentabilidade – redução do impacto ambiental;
  • Ciclo Inteligente – eliminação de perda de produtividade devido à perda de velocidade e tempo entre operações;
  • Manutenção e Confiabilidade – minimização de paradas planejadas e não planejadas.

A companhia possui parcerias com consultorias de renome internacional para definição e acompanhamento de estratégia, empresas especializadas em soluções em inteligência artificial para implementação de técnicas para as quais faltava mão de obra disponível internamente. Além disso, trabalha com startups – com soluções específicas dentro do conceito de inteligência artificial – para trazer uma base científica mais sólida para o ambiente. 

Entendemos que as parcerias são essenciais para que a Novelis possa caminhar na velocidade que precisa, sem desvio de rotas ou distrações que levem a gente a tomar decisões erradas. Estratégia sólida e capacidade de execução alinhada são essenciais para um ambiente que naturalmente traz distração devido à grande capacidade de inovação”, afirma Thiago Oliveira, gerente-sênior de Engenharia, Manutenção, Confiabilidade e Automação (EMRA).

Crédito da imagem de abertura: Alexander Limbach/stock.adobe.com

Veja também:

Empresa italiana lança iates de alumínio

O estaleiro italiano Rossinavi apresentou ao mercado sua mais recente investida na inovação náutica com o lançamento da marca Nolimits. Essa nova linha de embarcações de alumínio representa um avanço audacioso no design de iates, com cinco embarcações de alumínio projetadas especificamente para viagens transoceânicas. Os iates Nolimits variam de 30 a 45 m de

Empresa americana lança trailer de alumínio

A americana Polydrops apresentou ao mercado seu mais recente lançamento. Trata-se do trailer P19 Shorty, que traz como destaque a utilização do alumínio em sua construção. O alumínio empregado no novo trailer não só proporciona aos compradores um veículo mais resistente, mas também contribui para um isolamento eficaz, mantendo o interior do veículo a uma

Novo SUV da Polestar tem alumínio com baixo teor de carbono

A fabricante de carros elétricos Polestar apresentou ao mercado seu novo SUV de performance, o Polestar 3. O veículo traz uma significativa redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e a implementação de práticas sustentáveis com uso do alumínio. Um relatório de Avaliação do Ciclo de Vida (LCA) do automóvel revelou que a

Rolar para cima
Rolar para cima