Hydro_17anos_materia

Hydro Paragominas: 17 anos de inovação na mineração de bauxita

Empresa celebra seu aniversário investindo em operação remota de tratores, uso de drones na Amazônia e adoção de veículos elétricos, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável

No mês de março, a Hydro Paragominas, empresa mineradora que atua na extração de bauxita no município de Paragominas (PA), celebra seu 17º aniversário, destacando-se por sua inovação e seu pioneirismo em várias áreas.

Entre essas realizações há o fato de ter sido uma das primeiras, na indústria de mineração de bauxita no mundo, a implementar a operação remota do trator de esteira D11. Esse veículo é utilizado para movimentar grandes volumes de material a curtas distâncias em locais fechados. A cabine remota, além de representar uma solução inovadora, está alinhada com a política de diversidade da Hydro, que busca promover um ambiente de trabalho mais inclusivo. Isso torna a tarefa mais confortável para todos os operadores, possibilitando a inclusão de um número maior de mulheres e pessoas com deficiência na operação dos tratores.

A mina adota a metodologia Tailing Dry Backfill, pioneira na indústria de mineração de bauxita no Brasil. Esse método possibilita que os rejeitos inertes da mineração de bauxita sejam reintegrados às áreas previamente exploradas, em vez de serem depositados em zonas separadas e permanentes de armazenamento. Isso resulta em uma redução significativa da pegada ambiental da mineração de bauxita e no aumento da segurança operacional.

Em 2023, outra inovação em Paragominas ocorreu quando a Hydro implementou carros elétricos em suas operações diárias, substituindo os modelos leves convencionais movidos a diesel. Além disso, houve uma modificação na estrutura do contrato de locação de veículos leves, trocando 50% da frota movida a diesel por veículos com motores a etanol. A empresa também adquiriu dois caminhões SANY SKT90E, totalmente elétricos e com capacidade de 60 t cada um, em parceria com a Irmen Máquinas.

Este ano, a Hydro Paragominas tornou-se pioneira entre as mineradoras de bauxita do Brasil ao investir em inovação para ampliar a reabilitação ambiental, utilizando drones na região da Amazônia brasileira.

“Temos o propósito de criar uma sociedade mais viável, desenvolvendo recursos naturais em produtos e soluções de forma inovadora e eficiente. Isso significa a busca constante de tecnologias pioneiras para a mineração de bauxita, contribuindo assim, para o crescimento e desenvolvimento sustentável das nossas atividades, do município e do Pará”, pontua Anderson Martins, diretor-industrial da Hydro Paragominas.

Foto: Divulgação Hydro

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima