al_hydro_colmeiademudas_materia

Hydro impulsiona geração de renda por meio da apicultura

Projeto Abelhas e Flores fortalece comunidade paraense e incentiva a preservação ambiental

Por meio da Plataforma Conexões Sustentáveis do Fundo de Sustentabilidade Hydro (FSH), a Comunidade Gibrié de São Lourenço, localizada em Barcarena, no Estado do Pará, identificou na apicultura uma oportunidade de conciliar geração de renda e preservação ambiental.

A iniciativa faz parte do Projeto Abelhas e Flores, que busca ampliar e obter ferramentas para tornar viáveis essas atividades econômicas, destacando o potencial sustentável do território quilombola. Até o momento, o projeto conta com, aproximadamente, trinta beneficiárias.

A ação já capacitou os moradores na prática de meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão. Além disso, alcançou a produção de mais de 700 kg de adubo, com a previsão de atingir 1.000 kg até o final do ano. Também gerou mais de seiscentas mudas de plantas frutíferas, medicinais, ornamentais e arbóreas, comercializadas no mercado local, e ainda houve a produção de própolis.

A Associação da Comunidade Quilombolas e Indígenas Gibrié de São Lourenço (Acoquigsal) é a responsável pela administração e distribuição dos lucros provenientes das vendas.

“Além de potencial para geração de renda, o projeto nos ensinou a ter mais dedicação na preservação do meio ambiente, melhorou o relacionamento entre os membros da comunidade. As mulheres também se sentem mais valorizadas, com objetivos de vida, o que não acontecia antes. O projeto superou nossas expectativas iniciais e vamos continuar com ele, porque está nos trazendo lucro e nos fortalecendo como comunidade”, afirma Josenite dos Santos, coordenadora do Projeto Abelhas e Flores.

Foto: Divulgação Hydro

Veja também:

Alcoa revitaliza centro de Educação Infantil em Poços de Caldas

A Alcoa Poços de Caldas inaugurou, no último dia 12 de abril, o projeto de Revitalização do Centro de Educação Infantil (CEI) Paulo Rodrigues Rosa, no bairro Parque das Nações, em Poços de Caldas (MG). Com a doação de R$ 150 mil da Alcoa e o apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Projetos

Rolar para cima
Rolar para cima