50304678832_fa3f2b3df8_c (1)

Hydro é reconhecida em conferência internacional

Hydro é reconhecida em conferência internacional

A 38ª conferência do Comitê Internacional para o Estudo de Bauxita, Alumina e Alumínio (Icsoba), realizada no final de 2020, premiou um artigo da Hydro sobre a avaliação estratégica da reabilitação da área de disposição de resíduos de bauxita, apresentado por Yuuki Miura, engenheiro de Projetos.

O trabalho analisa o sucesso da iniciativa em oito locais de teste de 1.500 m² dentro da área de disposição da Alunorte, refinaria de alumina paraense.

No local, foi testada a remediação in situ — uso de materiais orgânicos para melhorar as condições do solo, com aplicação do caroço de açaí, por exemplo.

Foram monitoradas a regeneração natural, a mortalidade das plantas, a qualidade das águas residuais do escoamento e as informações biométricas da vegetação. Todos os locais de testes foram revegetados em abril de 2019.

“O gerenciamento do resíduo de bauxita é considerado o grande desafio para a indústria de alumínio. Essa pesquisa nos permitiu verificar que a remediação é uma das saídas ambientalmente sustentáveis, com sucessão ecológica em menor tempo. A metodologia está alinhada à agenda de sustentabilidade e lucratividade da Hydro. Para 2021, foi reservada mais uma área de testes, na qual os estudos serão realizados com a participação de profissionais de instituições de ensino e pesquisa, nacionais e internacionais”, explica Miura.

Veja também:

Hydro Rein e Albras celebram operação das usinas solares em Paracatu (MG)

A divisão de energia renovável da Hydro, a Atlas Renewable Energy (Hydro Rein), e a Albras anunciaram no início de abril que começaram a operação das usinas solares fotovoltaicas de Boa Sorte, localizadas em Paracatu (MG). O complexo, formado por diversos projetos, vai fornecer energia limpa para a Albras, representando, aproximadamente, 12% da demanda energética

Programa Cultivando a Mata Atlântica, da Alcoa, completa uma década de educação ambiental

O Programa Cultivando a Mata Atlântica, conduzido pela Alcoa Poços de Caldas em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação, Superintendência Regional de Ensino de Poços de Caldas e Fundação Jardim Botânico, celebra uma década de existência em 2024. Ao longo desses dez anos, aproximadamente, 2.500 estudantes do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental

MRN reafirma compromisso com a sustentabilidade ao renovar certificações ASI

Mediante uma auditoria independente conduzida pelo Bureau Veritas Certification (BVC), organismo internacional de certificação, a Mineração Rio do Norte renovou suas certificações da Aluminium Stewardship Initiative (ASI) nos padrões de Desempenho e Cadeia de Custódia (CoC), reafirmando as práticas de gestão da empresa alinhadas aos princípios ESG (ambiental, social e de governança). A certificação ASI

Rolar para cima
Rolar para cima